Elas lideram: programa forma 1ª turma de mulheres líderes em Salvador; saiba quando
Entenda iniciativa proposta pela vereadora Isabela Sousa (Cidadania)

Prontas para desenvolver habilidades de liderança, impulsionar o empoderamento feminino e a transformação social em suas comunidades, mais de 20 mulheres selecionadas na primeira turma do curso “Elas Lideram” serão diplomadas no próximo dia 22 de maio, às 10h, no Centro de Cultura Vereador Manoel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, a partir da iniciativa da vereadora Isabela Sousa (Cidadania).
Iniciado no mês de março, o “Elas Lideram”, curso idealizado com o objetivo de promover a formação política, comunitária e cidadã para mulheres dos diversos territórios de Salvador, fortalecendo o protagonismo feminino nos espaços de decisão e poder, foi um sucesso de adesão entre as mulheres que atuam como lideranças comunitárias.
Com mais de 100 inscrições em 24 horas, o curso foi dividido em diferentes turmas após uma seleção que levou em conta critérios de diversidade, garantindo a participação de lideranças femininas de diferentes bairros da cidade.
Nesta primeira edição, o Elas Lideram abordou temas essenciais para o desenvolvimento das lideranças comunitárias como assuntos que envolvem o empoderamento feminino, a comunicação estratégica e comunitária, negociação, planejamento e gestão de projetos comunitários, combate às desigualdades, formação de redes e parcerias e saúde mental.
As alunas tiveram ainda um treinamento digital, que garantiu a elas mais uma ferramenta para amplificar suas vozes e fortalecer suas comunidades. Feliz com o resultado da primeira edição, a vereadora Isabela Sousa exaltou a realização do curso, o sucesso de adesão e o engajamento entre as lideranças femininas matriculadas.
“A formatura do Elas Lideram vai ser um momento bem emocionante, especialmente porque se trata da primeira edição. É a primeira turma, o primeiro grupo de mulheres, então planejamos com carinho cada mínimo detalhe”, disse ela, destacando o vínculo criado entre a equipe e as alunas.
“Criamos um vínculo muito forte, algo que não será apagado mesmo ao final deste ciclo. Seguiremos acompanhando essas mulheres e trabalhando para levar outras oportunidades às suas comunidades”, pontuou.
Um exemplo de persistência e busca pelo sonho de capacitação é o de Cátia Pires, liderança comunitária do bairro de Campinas de Pirajá. Aluna do Elas Lideram, ela destacou sua jornada até a formatura e o sentimento de gratidão por participar do curso e se qualificar cada vez mais para atuar com o que gosta de forma mais prática e produtiva.
“É um momento único, que eu nunca tive na época de escola. O curso foi um momento muito feliz e agradável. Está sendo uma felicidade imensa desde o primeiro dia que falaram que a gente iria ter uma formatura no final. Só a gente sabe a felicidade que é estar aqui. Eu estou esperando por esse momento. Meu sonho era participar de algo assim, grande, exclusivo, de felicidade, de eu poder vestir uma roupa dessa, de uma formatura. É uma emoção muito grande. Eu já fiz uma formatura para minha filha, mas eu nunca tive uma. Eu sempre sonhei com isso. Vamos ser formadas, e é um prazer imenso. Obrigada, Isabela Sousa”, destacou Cátia.
Comentários: