Ednaldo Rodrigues representará FIFA em evento da ONU sobre combate ao racismo

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, representará a FIFA em um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater o combate ao racismo, que será realizado neste mês em Viena, na Áustria. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante a reunião do Conselho da entidade.
O evento, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), ocorrerá no próximo dia 20 de maio, como parte da programação da 34ª Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ).
Segundo Infantino, Ednaldo Rodrigues é a escolha ideal para representar a FIFA nesse tema devido à posição pioneira da CBF no enfrentamento ao racismo no esporte. Para o presidente da Fifa, Ednaldo tem sido um dos principais defensores de ações concretas no combate ao racismo, tanto em sua atuação na CBF quanto em cooperação com outras entidades esportivas e sociais.
“É uma honra imensa ser escolhido para representar a FIFA em um evento tão significativo e de alcance global como esse. O combate ao racismo é uma luta que transcende fronteiras e é um tema que carrego com profunda responsabilidade e compromisso em minha trajetória” , disse o presidente da CBF.
“Participar desse diálogo promovido pelas Nações Unidas é uma oportunidade de destacar o papel transformador do esporte na promoção da igualdade, da inclusão e do respeito. A CBF tem trabalhado de forma incansável para implementar medidas concretas que combatam todas as formas de discriminação, e é com esse mesmo espírito que levaremos nossa experiência e aprendizados para contribuir com iniciativas globais. Acredito que juntos, por meio do esporte e de ações coordenadas com outras instituições, podemos construir uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. Estou grato à FIFA e ao presidente Gianni Infantino pela confiança, e à ONU por proporcionar um espaço tão importante para esse debate”, acrescentou
O evento da CCPCJ reunirá líderes globais, especialistas e organizações para discutir políticas públicas e iniciativas que promovam a justiça social e a prevenção de crimes, com foco especial no combate à discriminação racial.
No futebol, a CBF se consolidou como liderança na luta contra a discriminação no esporte ao se tornar a primeira federação nacional a implementar penas esportivas específicas para casos de racismo e outras formas de intolerância.
A reunião do Conselho foi a última antes da realização do 75º Congresso da Fifa, que está agendado para o próximo dia 15 de maio, no Paraguai.
Comentários: