Éden lança manual para influenciadores e diz que PT vai garantir apoio jurídico à militância digital
Secretário de Comunicação do PT diz que iniciativa busca proteger militância digital de processos e ataques da extrema direita

O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), Éden Valadares, afirmou nesta terça-feira (30) que o lançamento do Manual de Apoio aos Influenciadores e Ativistas Digitais faz parte de uma estratégia do partido para fortalecer a comunicação política nas redes sociais, garantindo orientação e segurança jurídica à militância e aos criadores de conteúdo alinhados ao projeto petista.
Segundo Éden, a iniciativa busca organizar a atuação digital do partido e proteger influenciadores e ativistas que enfrentam ataques, processos judiciais e tentativas de silenciamento por parte da extrema direita.
“Nossos esforços são em múltiplas dimensões. Os desafios da Comunicação do PT estão em diferentes frentes que se complementam. É a iniciativa do Pode Espalhar, que coordena e dá unidade de ação às nossas redes oficiais, parceiros e comunicadores. É o PTech e a qualificação da militância. É a vigilância e denúncia da manipulação das plataformas e a luta pela regulamentação das redes sociais no Brasil. E é também a busca por oferecer apoio e orientação jurídica para os influenciadores e a militância de esquerda que defendem diariamente nosso projeto na guerrilha digital”, afirmou.
O manual foi elaborado a partir de uma demanda apresentada pelos próprios influenciadores apoiadores do PT, que relataram dúvidas recorrentes e experiências práticas envolvendo processos judiciais decorrentes de publicações nas redes sociais.
De acordo com o secretário, há casos em que influenciadores foram condenados a pagar indenizações após comentar ou denunciar empresários, parlamentares envolvidos em irregularidades ou políticos locais que controlam veículos de comunicação. Segundo ele, esse tipo de ação judicial tem sido utilizado como estratégia para intimidar e descredibilizar críticas políticas.
“O objetivo é garantir que essas pessoas saibam como se proteger, como se posicionar com responsabilidade e como evitar armadilhas jurídicas que tentam cercear a liberdade de expressão”, destacou Éden Valadares.
O Manual de Apoio aos Influenciadores e Ativistas Digitais foi criado, portanto, como um instrumento de prevenção, orientação e defesa da atuação política nas redes sociais, reforçando o compromisso do PT com a democracia, a transparência e o direito à livre manifestação de pensamento.



Comentários: