“É uma tradição que traz a força da cultura popular”, destaca a ministra Margareth Menezes durante Festa de Yemanjá
Ações de conscientização e presentes sustentáveis marcam a celebração religiosa, com destaque para barquinhos biodegradáveis criados por estudantes da rede estadual
Em mais uma edição da tradicional Festa de Yemanjá, realizada neste domingo (2) no Rio Vermelho, em Salvador, o governo da Bahia se destacou com ações de conscientização ambiental, incentivando a entrega de presentes que não causassem impacto no oceano. Por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e da Coordenação Geral de Políticas de Juventudes do Governo da Bahia (Cojuve), foram distribuídos presentes ecológicos, com destaque para os barquinhos biodegradáveis, confeccionados a partir da fibra da espada de São Jorge. Os barquinhos foram desenvolvidos pelo estudante da rede estadual de ensino, Nicolas Moreira, e rapidamente se tornaram símbolos de um futuro mais sustentável.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também participou do evento, ressaltou a importância de integrar a pauta ambiental às festas populares. Para ela, iniciativas como essa são fundamentais para a preservação da memória cultural e, ao mesmo tempo, para o fortalecimento do debate sobre sustentabilidade em nível global. “É uma tradição que traz a força da cultura popular, da ligação com o sagrado, com os nossos ancestrais. Mas esse momento, também, é para ampliarmos a nossa consciência e cuidado com a natureza. Se vai colocar um presente [no mar], escolha o biodegradável. É importante esse cuidado, até para vislumbrarmos um Brasil que não alcance o fim do mundo. Esse é um esforço mundial para a gente salvar, principalmente, a própria raça humana”, afirmou Margareth Menezes.
Neste ano, o governo da Bahia destinou R$ 1,8 milhão para os festejos de Yemanjá, com mais de meio milhão de reais voltados exclusivamente para a promoção de práticas sustentáveis. Essas ações reforçam o compromisso do estado em preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que celebram a riqueza cultural do povo baiano, consolidando a Festa de Yemanjá como uma celebração de fé, respeito à natureza e à cultura popular.
Comentários: