Disputa milionária entre empresário e ex-mulher vai ao TJ-BA
Disputa judicial entre Lucas Abud e Fabiana Gordilho no TJ-BA levanta polêmica sobre pensão estendida, acusação de violência e vida de luxo

Um dos processos de divórcio mais comentados da alta sociedade baiana volta a movimentar os bastidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O empresário Lucas Queiroz Abud recorre contra decisão que prorrogou a pensão milionária à ex-esposa, Fabiana Durand Gordilho, em uma disputa que já envolve mais de R$ 160 milhões.
O casal, que oficializou o divórcio em 2019, havia fechado um acordo consensual incluindo partilha de bens e pensão — com pagamentos que cobriam desde aluguel de um apartamento de luxo, passando por carro blindado com motorista, até viagens internacionais com os filhos. No entanto, Fabiana entrou com ação para anular o divórcio, alegando ter sido vítima de violência doméstica e coação para assinar o acordo.
Apesar do fim da relação ter ocorrido há mais de cinco anos, os pagamentos continuam. O TJ-BA decidiu, em agosto de 2024, prorrogar a pensão até o fim da ação de anulação do divórcio. A defesa de Lucas contesta a decisão, alegando que não há prazo definido para o fim da pensão, o que poderia arrastar o pagamento por décadas.
Luxo e Contradições
Lucas Abud afirma que a ex-mulher mantém uma vida de alto padrão, com viagens internacionais para destinos como o Havaí e Europa, além de frequentar lojas de grifes de luxo. Outro ponto levantado pela defesa do empresário é a participação de Fabiana em um negócio familiar, uma escola de ballet em Salvador, que está expandindo com uma nova unidade avaliada em R$ 6 milhões.
Segundo Abud, esses fatores contrariam a alegação de necessidade financeira apresentada por Fabiana no pedido de prorrogação da pensão.
Acusações e Defesa
Em nova fase do processo, o empresário também apresentou mensagens nas quais Fabiana teria admitido erros no relacionamento e pedido perdão, sugerindo que não havia, à época, indícios de coação ou violência.
Do outro lado, segundo o Metrópoles, Fabiana afirma que sofreu violência psicológica e foi forçada a assinar o acordo de separação, entrando com um pedido de anulação do divórcio. Em junho de 2025, ela solicitou medidas protetivas urgentes, que foram negadas pela Justiça por falta de evidências de risco iminente.
A defesa de Fabiana, por sua vez, mantém a posição de que o caso é sigiloso e que ela ainda não está pronta para expor publicamente todos os detalhes do que afirma ter vivido. “Estamos ao lado da verdade, e confiamos na Justiça”, declarou em nota.
Processo Sob Sigilo
O processo tramita em sigilo absoluto, mas as informações que chegam ao público indicam uma batalha jurídica complexa e milionária, com reflexos diretos na imagem de duas figuras conhecidas da elite soteropolitana.
Com o recurso de Lucas pendente de julgamento, o desfecho do divórcio milionário entre Lucas Abud e Fabiana Gordilho ainda promete novos capítulos — e muita repercussão.
Comentários: