Vini Jr. lidera luta contra racismo em campo; CBF lança gesto antirracista
Gesto antirracista será implementado na Arena Fonte Nova nesta terça-feira
Na véspera das celebrações da Consciência Negra, o atacante da Seleção Brasileira, Vinicius Jr., entra em campo na noite desta terça-feira, 19, na Arena Fonte Nova, em Salvador, cidade considerada mais negra fora da África.
A partida que será disputada às 21h45, contra o Uruguai, pela 12ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo 2026, terá um significado especial para o craque do Real Madrid.
“Acredito que não só para mim, mas para todo o nosso povo aqui de Salvador, da Bahia; estavam esperando pela gente por muito tempo. A gente poder voltar a jogar aqui justamente nessa data (véspera do Dia da Consciência Negra) é algo muito importante não só para nós jogadores, mas para eles também. Espero que a gente possa ter a conexão entre os jogadores e a torcida que é sempre muito bom. E é isso que pode nos levar para o topo, que é a conexão de todos nós juntos”, disse o atleta, em entrevista à CBF TV.
Entenda o que é ‘Gesto Antirracismo‘
A luta contra o racismo se estende para dentro do equipamento esportivo. Nesta noite, o espaço contará com a implementação do ‘Gesto Antirracismo’ da Fifa.
A sinalização consiste nos jogadores cruzarem os braços na frente do peito para mostrarem aos árbitros que estão sendo alvos de abuso racista, levando o profissional a iniciar o procedimento de três etapas. Com a primeira etapa, a partida será interrompida. Se o abuso continuar, a partida será suspensa, com os jogadores e os dirigentes da partida saindo do campo de jogo. Caso a prática não cesse, na terceira etapa, a partida será abandonada.
A novidade foi elogiada por Vini Jr.. “Estamos no caminho certo. Jogo na Espanha, onde eu sofri tanto e sofro ainda às vezes, mas claro que é menos com a ajuda de todos os clubes, todas as pessoas que estão fazendo de tudo para combater o racismo, como faz a CBF”, disse o atacante.
“Eu sempre acho que qualquer ajuda é muito bem-vinda. As pessoas pretas sofrem há muito tempo, e tem que chegar o momento em que tudo isso tem que acabar. Então a FIFA, que é um nome muito forte junto com a CBF, junto com todos os jogadores, temos essa força para combater. Então, vamos seguir juntos e firmes e fortes para aqui e no futuro bem próximo, as crianças que estão vindo para o nosso futuro tenham uma vida melhor”, acrescentou.
Brasil x Uruguai
Durante entrevista, ele também falou sobre suas expectativas para o confronto contra o Uruguai.
“Vai ser um grande jogo, junto com o nosso povo, contra uma grande equipe, que é o Uruguai, que nos ganharam no último jogo. Tem aquele sabor a mais que a gente tem que ganhar sim. Estamos jogando na nossa casa contra um grande adversário.
Nos preparamos muito bem esses dias aqui em Salvador e acredito também que é uma evolução, porque desde que o professor (Dorival) chegou, a gente tem progredido e isso tem sido importante para nós. A gente vai ganhando confiança, vai ganhando os jogos. Não ganhamos o último, mas saímos com a sensação muito boa de que a gente fez um trabalho excelente.”
Comentários: