Desfile cívico emociona Camaçari e abre celebrações dos 203 anos da Independência
Com mais de 2 mil estudantes, a Gleba E foi palco de um espetáculo de cores, cultura e patriotismo no 7 de Setembro.

A manhã deste domingo (7) foi marcada por emoção, tradição e patriotismo em Camaçari. O desfile cívico realizado na Gleba E abriu oficialmente as comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil, reunindo milhares de pessoas, entre autoridades, educadores, estudantes e famílias inteiras.
Sob o tema “Camaçari Educadora – Cuidados que Inspiram e Reconectam Pessoas”, o evento organizado pela Secretaria de Educação (Seduc) destacou o papel transformador da educação como ferramenta de cidadania, inclusão e fortalecimento dos laços comunitários.
Abertura oficial
A programação começou com o tradicional hasteamento das bandeiras: o governador Jerônimo Rodrigues levantou a bandeira do Brasil, o general André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante da 6ª Região Militar, hasteou a bandeira da Bahia, e o prefeito Luiz Caetano ergueu a bandeira de Camaçari.
Na sequência, o público foi embalado por apresentações do Grupo Escoteiro Capuami, da Filarmônica 28 de Setembro, da banda do Batalhão do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, do grupo Desbravadores e pelo recado reflexivo do Instituto Integrar Autismo, que emocionou a plateia.
“Celebramos não só a independência do Brasil, mas a coragem e a esperança do nosso povo. O desfile mostra a força da nossa cidade, que defende a soberania e reafirma a união das famílias e o talento da nossa gente”, declarou o prefeito Luiz Caetano.
Educação como protagonista
Mais de 2 mil estudantes da rede pública municipal participaram do desfile. Com passos marcados e apresentações cheias de criatividade, alunos do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) da Gleba C e das escolas Santa Maria, Sônia Regina, Luís Rogério de Souza e Anísio Teixeira encantaram o público com mensagens de cuidado, inclusão e pertencimento.
A diversidade cultural também esteve presente com coletivos como Beira de Rua, Capoterapia, Capoeira Feminina Filhas do Vento, Percussão Sonora, Grupo de Dança Raízes da Terra e o grupo de zumba As Zanzetes.
“O que vimos aqui hoje é a prova de que a educação em Camaçari vai além da sala de aula. É afeto, cultura e cuidado. Esse desfile é uma verdadeira aula de cidadania”, afirmou o secretário de Educação, Márcio Neves.
Depoimentos que emocionam
A participação dos alunos também foi marcada por entusiasmo e emoção. Para a estudante Maria Eduarda Gomes, de 8 anos, da Escola Municipal Sônia Maria, a experiência foi inesquecível. “Me senti muito feliz em ver tanta gente aplaudindo a gente. É muito legal participar”, disse.
Já Carolaine Santos, 15 anos, da Escola Municipal Luiz Rogério de Souza, destacou o esforço da preparação. “Ensaiamos muito para esse momento. Toda vez que participo é uma sensação nova, e este ano foi ainda mais especial”, contou.
Homenagem especial
Um dos momentos mais marcantes do desfile foi a homenagem da Escola Municipal Anísio Teixeira à professora Zenaide Cruz, falecida em julho. Fundadora da unidade em 1985, a educadora foi lembrada como exemplo de dedicação, amor e força na defesa da educação pública em Camaçari.
Comentários: