Desembargadoras Cynthia Resende e Lisbete Cézar Santos e Juíza Rita Ramos recebem títulos de cidadãs de Amargosa  

A homenagem foi proposta em conjunto pelos 13 vereadores locais, por meio dos Decretos nº 31, nº 32 e nº 33/2024. Recentemente

Bahia Justiça
Desembargadoras Cynthia Resende e Lisbete Cézar Santos e Juíza Rita Ramos recebem títulos de cidadãs de Amargosa  

A Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende é a mais nova cidadã do município de Amargosa. A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu o título nesta segunda-feira (16), em sessão que agraciou, também, a Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e a Juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho como amargosenses. A cerimônia foi presidida pela Vereadora Vera Lúcia Santos Alves, Presidente da Câmara Municipal, e reuniu representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. 

A homenagem foi proposta em conjunto pelos 13 vereadores locais, por meio dos Decretos nº 31, nº 32 e nº 33/2024. Recentemente, o TJBA firmou acordo de cooperação com a Prefeitura de Amargosa para ser parceira no Projeto Conecta Justiça, que possibilita ao cidadão utilizar os serviços do Judiciário pelo celular ao acessar a rede wi-fi nos locais conveniados. A iniciativa amplia o acesso da população à justiça, um dos eixos da gestão da Presidente Cynthia Resende, e é executada por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária, que tem a Desembargadora Lisbete Cézar Santos como supervisora e a Juíza Rita Ramos como coordenadora. 

A concessão do título honorífico fez as magistradas revisitarem memórias do início da carreira. “É com imensa satisfação que eu recebo esse título de cidadã amargosense. Esta cidade tem um lugar muito especial na minha história de vida, pois sua proximidade com a Comarca de Brejões (são apenas 33km de distância), onde iniciei a minha carreira judicante, acabou transformando-a em um lugar onde eu frequentava como substituta, eventualmente vinha fazer audiências, despachava. Também vinha fazer compras, pois Amargosa era uma cidade mais desenvolvida, vinha cuidar da saúde aqui e, além disso, desfrutei das festas que aqui se realizam”, contou a Desembargadora Cynthia Resende, referindo-se à tradição local nos festejos de São João. 

“Agora oficialmente conterrânea de tantos nomes ilustres, como Pedro Calmon, Arany Santana, Rui Rezende, Iraci Silva, Valmir Sampaio, Manoel de Almeida Sena e outros notáveis amargosenses, olho para aquela jovem magistrada de 1984 e dela relembro com saudade e com ternura. Esta querida Cidade Jardim desperta em mim a memória de um tempo de começo, com tantos anseios, algumas apreensões, mas já com a certeza de estar seguindo a minha vocação”, afirmou a Desembargadora Presidente. 

A Desembargadora Lisbete Cézar Santos tem história parecida, pois chegou a ser plantonista em Amargosa quando era juíza na Comarca de Santa Teresinha e depois em Castro Alves. “Esse reconhecimento nos remete, mais uma vez, a refletir sobre nosso dever e nossa humanidade ao tratar todos os jurisdicionados com dignidade, resiliência, ponderação e justiça. Falo com o coração repleto de gratidão”, destacou. 

A Juíza Rita Ramos, atualmente Assessora Especial da Presidência do TJBA para assuntos institucionais, foi designada para Milagres na década de 1990, época em que o município integrava a mesma comarca que Amargosa. Após rememorar o passado, ela destacou a força que a relação institucional entre os poderes tem para oferecer serviços à população.  

“O Prefeito Júlio Pinheiro e alguns vereadores foram, várias vezes, ao Tribunal de Justiça, sempre tratando de interesses do município. Vossa Excelência nos procurou para fazer parceria com o Conecta Justiça e eu fui surpreendida (positivamente) com uma fotografia já informando que o Conecta funciona em Amargosa. É muito gratificante para nós do Judiciário e levamos daqui uma impressão positiva para se fazer como modelo para os outros municípios”, declarou. “Esse título eu divido com todos do Tribunal, porque é uma demonstração muito especial em relação ao Poder Executivo, ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário”.   

Além das três homenageadas e da Vereadora Vera Lúcia, a mesa do evento foi composta pelos Desembargadores Jatahy Júnior e Josevando Andrade; pela Juíza Tônia Barouche, representando os juízes da comarca; pelo Prefeito Júlio Pinheiro; pelo Vice-Prefeito Getúlio Sampaio; pelo Vereador Paulo Rocha, Vice-Presidente da Câmara Municipal; e pelo advogado e Procurador do Município, Neomar Filho, representando a OAB.  

“A Desembargadora Cynthia Resende tem demonstrado um compromisso significativo com a Comarca de Amargosa. Fico muito feliz de estar encerrando meu mandato com a entrega de títulos de cidadã a essas tão competentes e honrosas desembargadoras e juíza do Tribunal de Justiça da Bahia”, disse a Presidente da Câmara Municipal, Vera Lúcia Santos Alves.

.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.