Descubra os alimentos que mais sobrecarregam o fígado

Evite esses alimentos comuns que causam inflamações, gordura no fígado e podem levar a doenças hepáticas graves

Notícias
Descubra os alimentos que mais sobrecarregam o fígado
Foto: Getty Images

Com funções vitais como desintoxicação, digestão e metabolismo, o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. No entanto, o consumo regular de certos alimentos pode comprometer sua saúde e desencadear doenças graves — muitas vezes silenciosas.

Segundo a nutricionista clínica Nathália Ribeiro Rodrigues, o número de casos de esteatose hepática não alcoólica, hepatites e distúrbios metabólicos aumentou significativamente nos últimos anos. A alimentação desequilibrada está entre as principais causas desse cenário preocupante.

Confira abaixo os 8 alimentos que mais comprometem a saúde do seu fígado:

1. Açúcares Simples e Refinados

Presente em refrigerantes, bolos e doces industrializados, o açúcar estimula a produção de gordura no fígado, aumentando o risco de gordura hepática.

2. Xarope de Milho Rico em Frutose (HFCS)

Muito usado em produtos industrializados, como refrigerantes e molhos, esse adoçante é metabolizado apenas pelo fígado e favorece inflamações hepáticas.

3. Frituras e Ultraprocessados

Salgadinhos, fast food e biscoitos recheados contêm gorduras trans e aditivos químicos que sobrecarregam o fígado e geram estresse oxidativo.

4. Gorduras Saturadas em Excesso

Alimentos como bacon, salsicha, queijos amarelos e laticínios integrais exigem um esforço maior do fígado e aumentam os níveis de triglicerídeos.

5. Álcool (Mesmo em Pequenas Doses)

Mesmo quantidades moderadas de bebida alcoólica podem acelerar inflamações e prejudicar gravemente quem já tem o fígado comprometido.

6. Carnes Processadas e Embutidos

Contêm nitritos e nitratos que afetam a função hepática e aumentam a retenção de líquidos, além de contribuírem para distúrbios metabólicos.

7. Excesso de Sódio

O consumo exagerado de sal, presente em alimentos enlatados e temperos industrializados, favorece quadros como hipertensão portal e retenção hídrica.

8. Farinha Branca e Carboidratos Refinados

Produtos como pães, massas e biscoitos aumentam a resistência insulínica, fator que colabora para o acúmulo de gordura no fígado.

Conclusão: Proteja Seu Fígado com Boas Escolhas

Evitar esses alimentos e optar por uma alimentação rica em fibras, vegetais, gorduras boas e água é o primeiro passo para garantir um fígado saudável. Segundo a especialista, mudanças simples no dia a dia podem prevenir doenças graves e melhorar sua qualidade de vida.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.