Definição de Chapa Majoritária PT e PSD só em 2026, diz Adolpho Loyola

Loyola destacou a gestão de Rui Costa como governador

Bahia Política
Definição de Chapa Majoritária PT e PSD só em 2026, diz Adolpho Loyola
Divulgação

O secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, afirmou que a definição dos nomes para a chapa majoritária nas eleições de 2026, que acompanhará a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, só deve ocorrer no próximo ano. Em entrevista, Loyola reforçou a solidez da aliança histórica entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD), garantindo que as legendas “vão marchar juntas”.

A indefinição sobre os integrantes da chapa majoritária, que deve disputar os cargos de vice-governador e senador, é o ponto central da declaração de Loyola. Ele citou os nomes do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; do senador Otto Alencar; e do também senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado, como figuras com legitimidade para compor a chapa. “Vamos discutir essa questão da chapa no ano que vem. Os três, Rui Costa, Otto Alencar e Wagner, têm legitimidade para serem candidatos”, disse Loyola, citando a trajetória e a relevância de cada um na política baiana e nacional.

Loyola destacou a gestão de Rui Costa como governador, sua reeleição e o fato de ter feito o sucessor, além de seu papel de destaque no governo federal. Ele também ressaltou a legitimidade dos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, mencionando o papel de liderança de Wagner no Senado e sua importância histórica na democratização da Bahia.

Como integrante de uma gestão alinhada ao governo do presidente Lula, Adolpho Loyola demonstrou confiança na reeleição de Jerônimo Rodrigues, mas ponderou que nenhuma eleição é fácil. Ele enfatizou o papel estratégico da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) para o sucesso do governo, que busca ser a gestão mais próxima dos municípios na história do estado.

O secretário descreveu a rotina intensa de trabalho, que inclui viagens frequentes ao interior da Bahia ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. Segundo ele, as mais de 300 viagens têm o objetivo de ouvir as demandas municipais, um método que, de acordo com o secretário, tem conquistado a confiança dos prefeitos. Loyola destacou que a Serin atua de forma aberta, atendendo a todos os gestores municipais, independentemente de aliança política. “A determinação do governador é que abrisse agenda para atender prefeitos, e que colocasse as demandas dos municípios. A gente articula isso. Se a gente escutar os prefeitos, a gente consegue acertar mais na política da ponta”, concluiu.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.