De volta à elite, Vitória confirma presença na Série A1 do Brasileirão feminino
Rubro-Negro baiano herda vaga após desistência do Real Brasília por motivos financeiros

O Esporte Clube Vitória usou as redes sociais, na tarde desta quarta-feira (7), para anunciar que o time feminino passará a integrar a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino na temporada de 2026. A vaga foi possível graças à desistência do Real Brasília, por motivos financeiros.
O clube rubro-negro explicou que a decisão ocorre conforme os critérios e regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “O Vitória obteve o 5º lugar no Campeonato Brasileiro da Série A2, colocação que, diante da vacância, garante ao Rubro-Negro baiano o acesso à Série A1”.
O Leão da Barra ainda reforçou o compromisso com o fortalecimento do futebol feminino, destacando a valorização do trabalho desenvolvido por atletas, comissão técnica e demais profissionais envolvidos.
Além do Real Brasília, o Fortaleza Esporte Clube também confirmou a desistência da competição após optar pelo encerramento do time feminino da instituição, decisão tomada depois do rebaixamento da equipe masculina para a Série B do Campeonato Brasileiro. De acordo com a CBF, é obrigatório que os clubes participantes das Séries A mantenham equipes nas duas modalidades, não sendo exigida a manutenção para divisões inferiores.
Última passagem pela Série A1
A última vez que o time feminino do Rubro-Negro baiano disputou a Série A1 do Campeonato Brasileiro foi na temporada de 2020. A participação ficou marcada por dificuldades técnicas e institucionais, reflexo da crise financeira e administrativa vivida pelo clube à época, o que levou à utilização de um elenco extremamente jovem, formado majoritariamente por atletas das categorias de base, especialmente do sub-17.
Naquela edição, o Vitória disputou 15 jogos e sofreu 15 derrotas, não somou pontos, marcou apenas dois gols e sofreu 56. A equipe terminou na 16ª colocação, na lanterna da competição, sendo rebaixada de forma imediata para a Série A2.
Leia nota na íntegra
“O Esporte Clube Vitória informa que, em razão da desistência de um dos clubes participantes da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, passará a integrar a Série A1 da competição nacional nessa temporada de 2026.
A decisão ocorre conforme os critérios e regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Vitória obteve o 5º lugar no Campeonato Brasileiro da Série A2, colocação que, diante da vacância, garante ao Rubro-Negro baiano o acesso à Série A1.
O Clube reforça seu compromisso com o fortalecimento do futebol feminino, valorizando o trabalho desenvolvido por atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos.”



Comentários: