Da piscina para praia: competição de polo aquático acontece em Praia do Forte neste final de semana com times de oito estados
Entre esta sexta-feira, 18, e o domingo, 20, acontece o Circuito Open de Polo Aquático 2024, na Praia da Igrejinha, ao lado do Projeto Tamar, em Praia do Forte, Mata de São João. O torneio terá a participação de atletas da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e vai reunir um total de dez equipes, entre masculino e feminino.
A programação inicia com cinco partidas na sexta-feira, 18, a partir das 13h. Os jogos seguem pelo sábado, 19, entre 8h e 16h50, com nove partidas ao todo. Já as partidas finais serão no domingo, 20, a partir das 8h, com o jogo final feminino e a decisão das colocações no masculino.
Polo Aquático na praia – O polo aquático costuma ser praticado em piscinas. Entretanto, se tornou tradicional nas praias baianas, com edições anteriores em Morro de São Paulo, apoiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e no Porto da Barra, em Salvador. Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), comemora a realização de mais uma etapa no destino turístico de Praia do Forte.
“Aqui na Bahia, a gente aproveita para unir o útil ao agradável. Nós temos uma modalidade olímpica sendo praticada em alto nível, mas também aproveitamos as praias, que são pontos fortes de nossa terra. Então, nada melhor do que reunir esporte e muito entretenimento, não só para os atletas, como para os familiares que vêm de fora, e principalmente para o público externo, que dificilmente iria acompanhar um jogo de polo aquático, já que não é tão tradicional, mas que tem a oportunidade de ver mais um esporte olímpico sendo praticado, e de uma forma bem inusitada, que é na praia”,
Diferentemente da modalidade na piscina, o tempo é reduzido em 25% (de oito minutos para seis em cada round), enfrentando diversas variáveis no mar, como as correntezas e ondulações. No entanto, essas intempéries permitem que o desempenho dos atletas seja favorecido devido a flutuabilidade presente no mar causada pela densidade da água salgada (pouco existente quando a modalidade é praticada na piscina).
Confira a programação completa de jogos abaixo:
Sexta-feira, 18:
13h BN Passarinho x Cariocas WP;
13h50 Minas Turbo x SESI RN;
14h40 Polo Salvador x Dragões da Bonocô;
15h30 Minas Girls x BN Passarinho;
16h20 Polo Feira x Natação em Rede.
Sábado, 19:
8h Dragões da Bonocô x Passarinho BN;
8h50 Minas Turbo x Natação em Rede;
9h40 Polo Salvador x Cariocas WP;
10h30 Polo Feira x SESI RN;
11h20 BN Passarinho x Minas Girls;
13h30 Dragões da Bonocô x Cariocas WP;
14h20 SESI RN x Natação em Rede;
15h10 Polo Salvador x BN Passarinho;
16h Polo Feira x Minas Turbo.
Domingo, 20:
8h Decisão do 4º lugar masculino;
8h50 Decisão do 3º lugar masculino;
9h40 Minas Girls x BN Passarinho;
10h30 Disputa da medalha de bronze;
11h20 Disputa da medalha de ouro.
Ascom Sudesb, com informações da Ascom FBDA
Gabriel Barbosa, estagiário
18.10.2024
Fotos: Divulgação/FBDA
Comentários: