CV divulga ‘salve’ para torcidas organizadas após violência em clássico e líderes renunciam; MP investiga

Mensagem atribuída à facção criminosa circula após confrontos violentos antes do Clássico-Rei em Fortaleza

Polícia
CV divulga ‘salve’ para torcidas organizadas após violência em clássico e líderes renunciam; MP investiga

Após cenas de extrema violência registradas em Fortaleza antes do Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, válido pelo Campeonato Cearense, uma mensagem atribuída à facção criminosa Comando Vermelho (CV) passou a circular nas redes sociais em forma de um suposto “salve” direcionado a integrantes e lideranças de torcidas organizadas.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu investigação para apurar a veracidade da mensagem e se há relação direta entre o conteúdo divulgado e a renúncia dos presidentes de duas das principais torcidas organizadas do estado.

O primeiro clássico de 2026 foi disputado neste domingo (8), mas, antes da bola rolar, confrontos generalizados entre torcedores foram registrados em diferentes pontos da capital cearense. Segundo a Polícia Militar, cerca de 350 pessoas foram capturadas, entre adultos e adolescentes, conforme apuração da TV Verdes Mares.

Pouco depois dos episódios de violência, os presidentes da Torcida Organizada Cearamor (TOC) e da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) divulgaram vídeos nas redes sociais anunciando a saída dos cargos. Weslley Paulo, conhecido como Dudu, e Anderson Xiboi afirmaram que não exercem mais qualquer função de liderança nas respectivas torcidas.

Nas mensagens atribuídas ao Comando Vermelho, a facção criminosa teria determinado o fim das brigas entre torcedores, alegando que os confrontos “trazem problemas para a organização e para o sistema dentro da quebrada”, em referência à intensificação da presença policial nas comunidades após os conflitos.

As autoridades agora apuram se o suposto comunicado partiu de fato da facção criminosa e se houve coação ou influência direta na decisão dos líderes das torcidas organizadas de deixarem seus cargos.

Confira a mensagem atribuída ao CV:

Vídeo:

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.