Curadoria e literatura baiana: Studio Palma participa da FLICA
Um dos maiores eventos literários da Bahia, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2024 reúne escritores e amantes dos livros entre os dias 17 e 20 de outubro. O Studio Palma, agência especializada em curadoria literária, leva para o Recôncavo Baiano sua expertise em curadoria e produção de obras e eventos literários e consultoria especializada na carreira de escritores independentes. “Queremos mostrar a possibilidade de consorciar a produção literária de escritoras e escritores baianos do circuito de eventos literários independentes com a curadoria desse nicho. O mercado literário está em expansão e ainda tem enorme potencial”, destaca Ester Figueiredo, sócia-fundadora do Studio Palma.
O Studio Palma enriquece a programação com um cast de escritoras baianas e pesquisadores com suas obras. A agência marcará presença durante três dias – 17, 18 e 19 de outubro – com destaque para a apresentação do documentário O manto da história: fios literários, resultado do encontro ancestral e literário do escritor Itamar Vieira Jr. com a artista e liderança indígena Célia Tupinambá. Além disso, promove lançamento do livro Um homem chamado Dorgon, de autoria de Jackson Cruz, e Rodas de Conversas com autores agenciados, a exemplo escritoras Palmira Heine, Lucianna Ávila, Marcia Mendes, Emile Lima (do Coletivo das Infâncias) e Fernanda Carvalho e Márcia Moreira (ambas escritoras e jornalistas). “Falar sobre o tema Escritas Cotidianas: crônicas, biografias e outros gêneros, ao lado da escritora Fernanda Carvalho vai ser um deleite. Afinal, somos jornalistas que decidiram trilhar o caminho da literatura”, comenta a escritora Marcia Moreira.
Confira a programação completa do Studio Palma na FLICA:
17 DE OUTUBRO
15h SESSÃO DE CONVERSA E LANÇAMENTOS
Livro: Um homem chamado Dorgon
Jackson Cruz
O livro narra a história de Dorgon Rodrigues, que tem ligações profundas com a história dos saveiros do Recôncavo da Bahia.
Local: Palco
18 DE OUTUBRO
CONVERSAS LITERÁRIAS
10h Presença das mulheres na literatura: autoria, edição e curadoria
Lucianna Ávila, Palmira Heine, Ester Figueiredo
Local: Sala FPC/Studio Palma
15h Repertório de escritas para a diversidade
Emile Lima, Márcia Mendes, Carla Chastinet
Local: Sala FPC/Studio Palma
19 DE OUTUBRO
CONVERSAS LITERÁRIAS
10h
Escritas cotidianas: crônicas, biografias e outros gêneros
Márcia Moreira e Fernanda Carvalho
Local: Sala FPC/Studio Palma
15h EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “O manto da história: fios literários”
Sinopse:
Curta metragem documental que mostra o encontro ancestral e literário do escritor Itamar Vieira Jr. com a artista e liderança indígena Célia Tupinambá, na Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, na edição dos anos de 2022/2023. Durante esse encontro, os dois conversam sobre o Manto Tupinambá que inspirou o autor a criar Luzia, personagem do livro Salvar o Fogo, que assim como a Célia também refez o manto sagrado.
Duração: 7´26 – Ano 2024
Pesquisa: Célia Tupinambá
Pesquisa e curadoria literária: Ester Figueiredo
Comentário: Nadja Leite
Local: Palco
16h Lançamentos coletivos e sessão de autógrafos
ENCONTRO DA REDE COLABORATIVA DE FEIRAS E FESTAS LITERÁRIAS DA BAHIA
Comentários: