CRO Bahia ingressa com ações contra dois novos municípios baianos em defesa de profissionais da odontologia

A autarquia ingressou com ações judiciais contra dois novos municípios baianos em defesa dos profissionais da odontologia

Notícias
CRO Bahia ingressa com ações contra dois novos municípios baianos em defesa de profissionais da odontologia

Apesar de não ser um sindicato de classe, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), não para de lutar para assegurar os direitos da categoria e abraçou a causa pela adequação do piso salarial dos profissionais de Odontologia. A autarquia ingressou com ações judiciais contra dois novos municípios baianos em defesa dos profissionais da odontologia.

Na cidade de Caraíbas, localizada no sudoeste baiano, a prefeitura divulgou a realização de um concurso público com a contratação de cirurgião dentista com a remuneração de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) e carga horária de 40 horas semanais e contratação de auxiliar de saúde bucal com a remuneração de R$ 1.412,00 (hum mil, quatrocentos e doze reais) também com carga horária de 40 horas semanais.

Já no município de Vera Cruz, a prefeitura também pretende contratar Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal para laborar em carga horária superior à máxima permitida e, ainda, pagar remuneração base inferior a 03 (três) salários mínimos para os Cirurgiões-Dentistas e inferior a 02 (dois) salários mínimos para os Auxiliares em Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal.

No entanto, o CROBA destaca que a Lei nº 3.999/61 estipula carga horária de 20 (vinte) horas por semana com o piso salarial mínimo de 3 (três) salários mínimos para os Cirurgiões-Dentistas e de 2 (dois) salários mínimos para os Auxiliares em Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal. Com o objetivo desta adequação, o CROBA já ingressou com mais de 150 ações em defesa destes profissionais colegas em diversos municípios da Bahia.

“Nossa verdadeira missão é fiscalizar e garantir a segurança da sociedade, promovendo uma Odontologia de qualidade. Acreditamos que todos os profissionais da Odontologia merecem uma remuneração justa, e continuamos firmes nessa luta!”, afirma o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Dr. Marcel Arriaga.

A atual situação do piso salarial da categoria é delicada, porque os profissionais estão esperando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai decidir uma matéria de repercussão geral, e ele que vai dizer se aplica ou se não aplica o piso salarial no serviço público.

“O papel do Conselho tem se dado de diversas maneiras, judicialmente e juridicamente. Judicialmente, nós temos entrado com ações para provocar o judiciário para que eles nos deem decisões favoráveis. E politicamente, nós temos participado da frente dos trabalhadores que vão a Brasília, temos feito mobilizações aqui na própria Bahia junto aos municípios, fazendo uma articulação política também para que os municípios aprovem também sua legislação garantindo o piso salarial”, acrescenta o assessor jurídico do CROBA, Dr.João Leite.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.