CPM e creche da PMBA estão com inscrições abertas para 2026
Inscrições para Colégios e Creche da Polícia Militar da Bahia seguem até 9 de janeiro; são mais de 2.800 vagas, com sorteio eletrônico no dia 16

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) abriu, nesta segunda-feira (5), as inscrições para admissão de alunos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026. O prazo vai até sexta-feira (9/01) e deve ser feito exclusivamente pelo site oficial: https://www.pm.ba.gov.br/cpm2026/.
O edital, publicado no Diário Oficial do Estado em 31 de dezembro de 2025, oferece 2.792 vagas para os 16 CPMs da Bahia (Ensino Fundamental e Médio) e 53 vagas para a creche na capital, totalizando 2.845 oportunidades. O ingresso é exclusivamente por sorteio, garantindo transparência no processo.
Em Salvador, 70% das vagas são destinadas a filhos de militares estaduais, funcionários civis da PM e do Corpo de Bombeiros, professores da Secretaria de Educação (SEC) e demais servidores públicos da PM e da SEC. Os 30% restantes são para o público externo. No interior, a divisão é 50% para servidores e 50% para o público externo.
O sorteio eletrônico será realizado em 16 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Avenida Dendezeiros, em Salvador. Para assegurar lisura, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-BA, associações de classe e responsáveis de alunos acompanharão o sorteio.
O CPM Bahia conta atualmente com 16 unidades e aproximadamente 16 mil alunos. Na capital, há cinco colégios (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), enquanto o interior do estado recebe unidades em Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.
As inscrições já estão abertas, e os interessados devem se cadastrar antes do dia 9 de janeiro para concorrer a uma vaga nos colégios e creche da PMBA.



Comentários: