Copa do Nordeste 2025: mudanças no formato e calendário da competição
A Copa do Nordeste passará por importantes mudanças em 2025 devido às alterações no calendário do futebol brasileiro, anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A principal modificação é no formato da primeira fase, que, agora, será disputada entre clubes do mesmo grupo. Até 2024, o torneio era jogado no modelo de confronto entre os times dos Grupos A e B.
Além disso, a fase eliminatória da Copa do Nordeste será disputada dentro da Data FIFA ou antes, dependendo dos times classificados para outras competições internacionais, como a Copa Sul-Americana, Libertadores ou a Copa do Brasil.
Novo chaveamento da Copa do Nordeste
O chaveamento da competição até a final também foi reestruturado. Confira como ficou:
- Chave 1
- 1º A X 4º B
- 2º B X 3º A
- Chave 2
- 1º B X 4º A
- 2º A X 3º B
Com essas alterações, a Copa do Nordeste 2025 será mais longa, com 13 datas garantidas, e sua duração se estenderá até setembro, o que torna o torneio mais duradouro em comparação com a edição de 2024, cuja final ocorreu em junho. O sorteio dos grupos será feito seguindo as mesmas regras dos últimos anos, mas ainda não há data definida para esse evento.
Pré-Copa do Nordeste e novidades no calendário
O calendário da Copa do Nordeste 2025 também foi antecipado. O torneio está programado para começar no dia 22 de janeiro, poucos dias após a realização da Pré-Copa do Nordeste, que ocorrerá na primeira semana do mês, entre os dias 5 e 8 de janeiro.
A Pré-Copa do Nordeste será disputada em duas fases e contará com jogos únicos, com 16 equipes lutando por quatro vagas para a fase de grupos da competição. Representando o futebol baiano, o Barcelona de Ilhéus garantiu sua vaga na eliminatória ao se destacar no Campeonato Baiano deste ano, enquanto a Juazeirense assegurou sua participação por meio do ranking da CBF.
Comentários: