Copa 2026: FIFA realiza sorteio decisivo nesta sexta
Maior Mundial da história terá 48 seleções e sorteio decisivo nesta sexta; confira potes e regras

O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo 2026 será realizado às 14h (horário de Brasília) nesta sexta-feira (5/12), em Washington, nos Estados Unidos, no prestigiado Kennedy Center. O evento da FIFA definirá o caminho das seleções na primeira edição do Mundial com 48 participantes, um formato inédito que amplia o número de jogos e países envolvidos.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada em três países-sede: Canadá, Estados Unidos e México, entre 11 de junho e 19 de julho.
Potes do sorteio da Copa do Mundo 2026
Pote 1
Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
Pote 2
Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
Pote 3
Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4
Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, quatro vencedores da repescagem europeia e dois classificados da repescagem mundial
Seleções já classificadas
Até agora, 42 seleções garantiram vaga no Mundial. Entre elas estão todos os países-sede e potências como Brasil, França, Argentina, Inglaterra, Alemanha e Espanha, além de representantes de todos os continentes — América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.
Como funciona o sorteio da Copa do Mundo 2026
O sorteio segue o ranking da FIFA para organizar os potes. Mesmo com resultados abaixo do esperado nas Eliminatórias, como o caso do Brasil, o ranking oficial mantém a seleção no Pote 1.
A exceção são os times que disputam repescagem: independentemente da posição no ranking, todos vão direto para o Pote 4.
Além disso, para equilibrar a competição, as duas seleções mais bem ranqueadas de cada pote são distribuídas em grupos opostos, impedindo confrontos diretos antes da final. No Pote 1, isso vale para Espanha e Argentina.
Formação dos grupos
Com o novo formato, serão 12 grupos, identificados de A a L, cada um com quatro seleções. Avançam:
- Os 2 primeiros de cada grupo
- Os 8 melhores terceiros colocados
Durante o sorteio, as bolinhas dos países-sede terão cores diferentes:
- México: verde
- Canadá: vermelho
- Estados Unidos: azul
Eles serão cabeças de chave dos grupos A, B e D, respectivamente.
As demais seleções serão sorteadas em bolinhas brancas, sempre evitando que duas equipes do mesmo continente caiam no mesmo grupo — exceto no caso da Europa, que tem mais representantes e pode repetir até duas vezes.



Comentários: