Cooperativa recicladora de Salvador é reformada após 20 anos e vira referência em sustentabilidade

Unidade do Engenho Velho de Brotas, que sustenta 23 famílias, foi requalificada pelo programa Morar Melhor Entidades e entregue oficialmente pelo prefeito Bruno Reis.

Salvador
Cooperativa recicladora de Salvador é reformada após 20 anos e vira referência em sustentabilidade
Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Salvador ganhou mais um reforço na agenda de sustentabilidade com a requalificação da Cooperativa Bariri, no Engenho Velho de Brotas. Reformada através do programa Morar Melhor Entidades, a cooperativa foi oficialmente entregue nesta terça-feira (8) pelo prefeito Bruno Reis, após 20 anos sem intervenções estruturais.

Fundada em 2004 por Elias Bezerra, a unidade é hoje a principal fonte de renda para 23 famílias que atuam com coleta seletiva e reciclagem. A obra realizada incluiu revestimento e piso cerâmico, nova cobertura, pintura, instalação elétrica e hidráulica, além da construção de alvenaria e reboco. A cozinha também ganhou uma nova pia e o espaço agora conta com melhor ventilação e segurança para os trabalhadores.

“Estamos entregando uma instituição que atua de forma silenciosa, mas essencial. A Cooperativa Bariri ajuda a tornar Salvador mais sustentável e cumpre um papel social, ambiental e econômico que precisa ser valorizado”, afirmou o prefeito Bruno Reis durante a entrega.

Com essa requalificação, Salvador atinge a marca de 166 instituições e terreiros reformados através do Morar Melhor Entidades.


Trabalho social e legado familiar

Após o falecimento do fundador Elias Bezerra, a cooperativa passou a ser liderada por seu filho, Elias Bezerra Júnior, que celebrou o reconhecimento.

“Ficamos duas décadas esquecidos. Essa reforma representa mais do que uma nova estrutura — é uma injeção de ânimo e respeito pelo trabalho que fazemos”, disse.

Com base na solidariedade, autogestão e sustentabilidade, a Cooperativa Bariri se consolidou como uma referência entre os catadores autônomos da capital. A reestruturação não só garante melhores condições de trabalho como fortalece o papel da comunidade na preservação ambiental.


Valorização dos catadores e política pública inclusiva

O secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência, Ivan Euler, destacou as conquistas recentes da categoria. Segundo ele, pela primeira vez na história, cooperativas de reciclagem foram recebidas oficialmente no gabinete do prefeito e tiveram acesso a certificados de isenção de IPTU e TFF, além do perdão de dívidas municipais.

“Esse apoio simboliza um avanço na política ambiental de Salvador. Estamos reconhecendo o valor desses trabalhadores e promovendo dignidade”, afirmou.

A Cooperativa Bariri é agora um exemplo concreto de como o investimento público em infraestrutura e inclusão social pode gerar impacto positivo para o meio ambiente e transformar realidades em comunidades vulneráveis.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.