Conder inicia obras de contenção de encostas e urbanização no Lobato

Projeto é considerado o maior do estadop

Salvador
Conder inicia obras de contenção de encostas e urbanização no Lobato
Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciou um projeto abrangente de contenção de encostas e urbanização na comunidade de Bananeiras, no bairro do Lobato, em Salvador. A iniciativa, que representa um marco na região, visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e reduzir os riscos de deslizamentos.

Maior encosta

O projeto de contenção, considerado o maior já realizado na Bahia, abrangerá uma área de 20,1 mil m² de solo grampeado, incluindo 676 m² de solo grampeado em face verde, que preservará a vegetação local. Essa intervenção supera a contenção da Rua São José, na Liberdade, que possuía 18.350 m² e era considerada a maior do estado.

Urbanização e espaço de convivência

Além da contenção de encostas, o projeto inclui a pavimentação de vias, construção de escadarias, guarda-corpos e muretas, além da criação de sete espaços de convivência, como praças e parques infantis. O objetivo é transformar a realidade local, proporcionando mais segurança e opções de lazer para a comunidade.

Investimento e prazo

O contrato para a execução das obras, no valor de R$ 16,3 milhões, tem um prazo de 18 meses. A iniciativa faz parte do Projeto Integrado de Urbanização de Bananeiras, realizado pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Projeto Técnico Social

A Conder também lançou um edital para a contratação de uma empresa especializada na execução do Projeto Técnico Social (PTS) na comunidade de Bananeiras. O PTS, com duração de 22 meses, abrangerá eixos como mobilização e comunicação, acompanhamento social, educação ambiental e patrimonial, e desenvolvimento socioeconômico.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.