Comando Vermelho celebra aniversário de Marcinho VP com tiros e rojões no Rio de Janeiro

Na quarta-feira (2), membros do Comando Vermelho (CV) realizaram uma série de disparos de fuzil e soltaram rojões em comunidades do Rio de Janeiro para celebrar o 49º aniversário de Marcinho VP, líder máximo da facção criminosa, que está preso desde 1996. A celebração aconteceu nos Complexos da Penha e do Alemão, regiões que são redutos do CV e costumam ser palco de demonstrações de poder da organização.
De acordo com informações do site Metrópoles, as comemorações de aniversário de Marcinho VP seguem um ritual anual, incluindo “bailes” onde o uso de drogas é liberado, sendo uma espécie de tributo ao criminoso, que exerce grande influência no tráfico de drogas na cidade. Durante as festividades, os tiros de fuzil e a queima de rojões são uma forma de marcar presença e reafirmar o domínio sobre essas áreas.
Atualmente, Marcinho VP cumpre pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, depois de passar por unidades federais em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Sua prisão, no entanto, não parece ter diminuído a força da facção, que segue realizando essas manifestações de poder.
Comentários: