Com três campeões brasileiros, nove ciclistas da delegação baiana de BMX sobem ao pódio no Campeonato Brasileiro da modalidade

Esporte
Com três campeões brasileiros, nove ciclistas da delegação baiana de BMX sobem ao pódio no Campeonato Brasileiro da modalidade

A delegação baiana de ciclismo bicicross retornou com a bagagem mais pesada do Campeonato Brasileiro de BMX 2024, realizado no último final de semana em Curitiba, capital do Paraná. Com direito a três campeões brasileiros (Jaldo Caribé, Jarbas Azevedo e Isabella Hardmann), os ciclistas baianos subiram nove vezes ao pódio.

Ao todo, 67 pessoas, dentre atletas, técnicos e demais membros de delegação, representaram o estado, por meio da concessão de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a competição nacional. O diretor técnico da delegação, Leonardo Gonçalves, salientou o resultado conquistado.

“A Bahia, que tem revelado grandes nomes na modalidade do nível mundial, teve representante olímpica e campeão mundial também no evento. Isso é muito importante para o desenvolvimento do esporte e reflexo das ações, que vêm sendo realizada ao longo dos anos com apoio da Sudesb na realização de eventos, no apoio à iniciação esportiva. Foi a maior delegação da Bahia fora do estado no Campeonato Brasileiro, com 54 atletas participantes de seis cidades diferentes”, comentou.

Leonardo acrescenta a importância do apoio da autarquia estadual. “É fundamental e importante o apoio da Sudesb e do Governo do Estado, por meio da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), para proporcionar a vivência de estar participando do maior campeonato de BMX realizado no país. Todos os atletas no Brasil ficaram esperando esse momento para estar participando O objetivo, realmente, no próximo ano, é que esse evento seja realizado na Bahia, em Salvador, para que possamos ter um número maior de atletas, tanto da Bahia quanto do Nordeste”, conclui.

Resultados – A Bahia conseguiu ficar nas três primeiras colocações em cinco oportunidades. Os campeões foram o já campeão brasileiro e mundial Jaldo, na categoria 17-24 cruiser masculino; Jarbas, na categoria 45-49 cruiser masculino; e a promessa já em realização, com diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais Isabella, na categoria girls 9 anos.

Ao conquistar seu terceiro título brasileiro, Jaldo expressou o sentimento. “Tô muito feliz com o tricampeonato brasileiro. Espero que ano que vem a gente consiga sediar em Salvador a competição. Quero agradecer também ao apoio da Sudesb e do Governo do Estado por me possibilitarem estar aqui, por terem me apoiado pra ser o segundo lugar no Panamericano e o oitavo no mundial. E esse primeiro lugar tem um gostinho diferente”, conta.

Atleta olímpicas dos Jogos de Paris 2024, Paola Reis ficou com o segundo lugar na categoria elite feminino após vencer as duas primeiras baterias e uma queda na terceira prova, que fez com que sua adversária a ultrapassasse no somatório dos pontos. Já Ruan Miguel Santana terminou com o segundo lugar na categoria boys 5-6 anos.

Confira todos os medalhistas baianos na competição abaixo:

– Jaldo Brandão Caribé Filho, campeão (Cruiser 17-24 masculino);

– Jarbas de Carvalho Azevedo, campeão (Cruiser 45-49 masculino);

– Isabella Marie Rocha Hardmann, campeã (Girls 9 anos);

– Paola Reis Santos, vice-campeã (Elite feminino);

– Ruan Miguel Gonçalves de Santana, vice-campeão (Boys 5-6 anos);

– Yasmin Santos Barbosa, 4º lugar (Girls 12 anos);

– Mariana Lima Carneiro, 4º lugar (Girls 5-6 anos);

– Gilvan de Jesus Santos, 6º lugar (Cruiser 35-39 masculino);

– Ícaro Pereira Barbosa, 7º lugar (Cruiser 15-16 masculino).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.