Com Rui Costa, Jerônimo visita obras de duplicação da Estrada do Derba
Duplicação da Estrada do Derba promete reduzir engarrafamentos, facilitar o transporte de cargas e integrar o VLT no Subúrbio de Salvador

Salvador está prestes a ganhar uma nova via estratégica para desafogar o trânsito e impulsionar o desenvolvimento econômico. Nesta sexta-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram as obras de duplicação da Estrada do Derba, um dos principais corredores logísticos da capital baiana.
A visita faz parte da agenda de inspeções das obras de mobilidade que também incluem os primeiros lotes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo implantado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A duplicação da Estrada do Derba é apontada como uma das intervenções mais relevantes da atual gestão estadual para a infraestrutura urbana e o transporte rodoviário de cargas.
Projeto estratégico para Salvador e interior
Segundo Jerônimo Rodrigues, o projeto da duplicação da Estrada do Derba tem caráter estratégico, pois além de melhorar o tráfego entre a Cidade Baixa, o Subúrbio e Águas Claras, também facilitará o escoamento da produção agrícola e industrial vinda do Oeste da Bahia.
“A expectativa é que até junho de 2026 a gente possa fazer a entrega completa. Caminhoneiros que transportam grãos até o Porto de Salvador agradecem pela melhoria na via, que será mais segura e sem engarrafamentos”, declarou o governador.
Obras avançadas e integração com o VLT
De acordo com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a duplicação será entregue junto com uma passagem inferior que vai ligar a via ao Hospital do Subúrbio, promovendo ainda mais integração com o VLT.
As obras de terraplenagem estão avançadas e devem ser finalizadas até o fim de 2025, liberando espaço para o início da pavimentação, colocação de meio-fio, iluminação pública e instalação da via permanente do sistema ferroviário.
“Estamos falando de um investimento superior a R$ 1,2 bilhão em cerca de quatro quilômetros de intervenções que vão transformar a mobilidade urbana de Salvador”, completou Lafuente.
Comentários: