Com público de 60 mil pessoas, Mica Lauro registra sucesso na segurança e zero ocorrências graves

Prefeitura de Lauro de Freitas e Governo do Estado destacam planejamento integrado, tecnologia e atuação de 1.500 agentes na festa.

Bahia Entretenimento
Com público de 60 mil pessoas, Mica Lauro registra sucesso na segurança e zero ocorrências graves
Fotos: arquivo

A segunda noite da Mica Lauro confirmou o êxito do planejamento de segurança adotado pela Prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com o Governo do Estado. O evento, realizado neste sábado (17), reuniu aproximadamente 60 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar da Bahia, e transcorreu sem o registro de ocorrências graves, consolidando a micareta como um dos eventos mais organizados da Região Metropolitana de Salvador.

O balanço oficial foi apresentado na manhã deste domingo (18), durante uma reunião de alinhamento e avaliação das ações, que contou com representantes das áreas de segurança, organização e operação da festa. De acordo com as forças de segurança, foram registradas apenas 14 ocorrências de furto, em sua maioria de aparelhos celulares, além de uma prisão em flagrante. O resultado mantém a tendência positiva desde o primeiro dia do evento, quando foram contabilizados cinco furtos e duas ocorrências de objetos perdidos.

Operação integrada e tecnologia de ponta

O desempenho positivo reflete o amplo esquema de segurança montado para a Mica Lauro, que mobilizou cerca de 1.500 agentes, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros e a Guarda Civil Municipal, distribuídos estrategicamente por todo o circuito.

A operação contou ainda com recursos tecnológicos avançados, como:

  • Câmeras com tecnologia de Reconhecimento Facial;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M);
  • Rádios LTE para comunicação ágil entre equipes;
  • Portais de abordagem para revista preventiva do público.

Esse conjunto de ações permitiu respostas rápidas às ocorrências, maior controle do fluxo de pessoas e aumento da sensação de segurança para foliões, trabalhadores e moradores da região.

Planejamento garantiu tranquilidade

Para o gestor da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Glauber Moraes, o resultado é fruto de um trabalho técnico e integrado.

“O sucesso da segurança é resultado de um planejamento minucioso e da parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e forças de segurança. Nosso objetivo é garantir que moradores e visitantes curtam a festa com tranquilidade, reforçando Lauro de Freitas como um polo de eventos seguro e acolhedor da RMS”, destacou.

Segundo a gestão municipal, o modelo adotado na Mica Lauro passa a ser referência para outros grandes eventos do município, unindo prevenção, tecnologia, presença ostensiva e resposta rápida.

Festa segue neste domingo

A Mica Lauro segue neste domingo (18), último dia da programação, a partir das 14h, com grandes atrações no circuito Duzinho Nery. Estão confirmados shows de Timbalada, Cheiro de Amor, Xanddy Harmonia, Pagodart, entre outros nomes que prometem encerrar a micareta em clima de alegria, organização e segurança.

Além do entretenimento, o evento tem movimentado a economia local, gerado renda para ambulantes, fortalecido o turismo e consolidado Lauro de Freitas como destino de grandes celebrações populares.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.