Com Olodum e apoio do Estado, Carnaval do Nordeste de Amaralina começa movimentando Salvador

Festa no circuito Mestre Bimba segue até a Quarta-feira de Cinzas com 102 agremiações, ações sociais e reforço policial

Carnaval
Com Olodum e apoio do Estado, Carnaval do Nordeste de Amaralina começa movimentando Salvador
Fotos: Amanda Ercília/GOVBA

O Carnaval do Nordeste de Amaralina começou nesta quarta-feira (11), em Salvador, com apresentação do Olodum e apoio do Governo do Estado. Realizada no circuito Mestre Bimba, a festa segue até a Quarta-feira de Cinzas (18) e integra a programação oficial do Carnaval da Bahia 2026.

O vice-governador e coordenador geral do Carnaval da Bahia 2026, Geraldo Júnior, participou da abertura e destacou o incentivo estadual à realização da folia no bairro.

“O Carnaval do Nordeste de Amaralina representa a força da cultura popular e da organização comunitária. O Governo da Bahia atua para fortalecer essa manifestação, levando serviços, segurança e oportunidades de geração de renda, garantindo que a festa aconteça com estrutura e beneficie diretamente a população local”, afirmou Geraldo.

Realizado desde 2004, o carnaval do circuito Mestre Bimba reúne três mini trios, 102 agremiações e cerca de 12 atrações apoiadas pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O investimento faz parte da estratégia de valorização dos circuitos descentralizados e do fortalecimento das manifestações culturais nas comunidades.

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou a importância do circuito para a cidade.

“O Nordeste de Amaralina é o grito oficial de abertura do Carnaval, uma celebração nos bairros que muito nos ensina. É diversidade cultural com segurança e saúde, garantindo que a festa aconteça e esteja cada vez mais perto do povo. É um verdadeiro estado de alegria”, explicou.

Além das atrações musicais, o Governo do Estado realiza ações voltadas para ambulantes e catadores, contribuindo para a geração de renda durante o período festivo. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promove iniciativas de segurança alimentar e de redução de riscos e danos para populações em situação de vulnerabilidade, por meio do projeto Corra pro Abraço.

Para os moradores e foliões, o circuito garante acesso às atrações sem a necessidade de deslocamento para os grandes circuitos da capital.

“A festa é maravilhosa, proporcionada pela comunidade. Com boas bandas, pertinho de casa, aqui todo mundo se conhece, se ama. Carnaval está aí, vamos desfrutar com alegria”, comemorou o comerciante Raphael Harrison.

“Quero só alegria para todos os ambulantes, com boas vendas, não só pra mim. A gente trabalha igual como se fosse na Barra e na Avenida. Eu quero que o povo venha, venha se divertir bastante aqui no Carnaval do Nordeste, que é o melhor da Bahia”, disse o vendedor Joelson da Silva.

Turismo e estrutura

Pela primeira vez, o Nordeste de Amaralina conta com um Posto Avançado de Atendimento ao Turista, disponibilizado pela Setur-BA. O espaço tem 20 agentes de informações e um guia de turismo, oferecendo a mesma estrutura presente nos circuitos oficiais da capital.

Segurança reforçada

A segurança no circuito Mestre Bimba conta com um efetivo de 46 policiais militares. O esquema inclui atuação integrada das forças de segurança, postos de atendimento, plataformas elevadas de observação, câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e portais de abordagem.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.