Com apoio da Setur, jornada científica sobre dor estimula turismo em Salvador

Bahia
Com apoio da Setur, jornada científica sobre dor estimula turismo em Salvador

As formas de tratamento da dor, em diversas especialidades médicas, foram discutidas na VI Jornada Norte-Nordeste de Acupuntura e Dor, realizada sexta (19) e sábado (20), no Salvador Trade Center, na capital baiana. O evento, nas modalidades presencial e on-line, teve a participação de 400 profissionais e estudantes da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocinou a iniciativa, como parte das ações de captação de eventos corporativos, que incrementam o fluxo turístico no destino, particularmente, na ocupação hoteleira.

 “Superou a nossa expectativa a participação de médicos de outros estados, e a transmissão on-line serviu, também, para divulgar a Bahia, por meio de vídeos, para o Brasil inteiro. Neste ano, expandimos a discussão sobre a dor para especialidades como pediatria, oncologia e psiquiatria”, declarou o anestesista e especialista em acupuntura Walter Viterbo, organizador da jornada.

Palestras, workshops e talk shows fizeram parte da programação, incluindo um painel sobre os cuidados com as crianças. “Foi importante discutir a interpretação da dor também na infância, onde o diagnóstico e o tratamento precisam ser rápidos, pois está comprovado que mais de 17% das crianças desse universo serão adultos com alguma dor crônica”, pontuou a pediatra Rita Mira, uma das palestrantes.

Diferente do conteúdo científico, momentos de relaxamento e turismo estiveram na agenda dos participantes de outros estados, durante o tempo livre. “Eu gostei muito das praias e dos bares e restaurantes da cidade, especialmente, os que oferecem a cultura local”, elogiou a estudante de medicina Wedja Maria Carvalho, 19 anos, da Paraíba.

“Achei o Santo Antônio Além do Carmo muito legal, assim como o Pelourinho, e adorei o mar daqui. Em outra oportunidade, quero conhecer Morro de São Paulo”, relatou a anestesista Lia Souza, 43 anos, do Piauí.

“As belezas naturais da Bahia são alguns dos fatores que fazem a gente vir ao estado, além da importância do Centro Histórico de Salvador, que guarda uma memória riquíssima”, completou o fisioterapeuta Giordano Alves, do Rio de Janeiro.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.