Após sucesso em 2025, coleta seletiva no Centro de Salvador é prorrogada e ganha nova etapa em 2026

Programa Roda supera expectativas, recolhe mais de 34 toneladas de recicláveis e fortalece economia circular na capital baiana

Salvador
Após sucesso em 2025, coleta seletiva no Centro de Salvador é prorrogada e ganha nova etapa em 2026
Lucas Moura / Secom PMS

O Roda, programa piloto de coleta seletiva no Centro de Salvador, será prorrogado para o próximo ano após apresentar resultados expressivos em sua fase inicial. Prevista inicialmente para encerrar em dezembro de 2025, a iniciativa continuará em 2026 graças ao alto engajamento da comunidade, aos impactos ambientais positivos e à adesão crescente de comerciantes e moradores da região central da capital baiana.

Haverá uma pausa temporária entre os dias 20 de dezembro e 4 de janeiro, período em que serão realizados ajustes operacionais e o planejamento da nova etapa do projeto. As atividades serão retomadas a partir do dia 5 de janeiro, já com melhorias estruturais e estratégicas para ampliar o alcance da iniciativa.

Em 100 dias de operação, o Roda contabilizou números relevantes: mais de 34,5 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos, 1.620 quilômetros percorridos no Centro Histórico de Salvador e 284 participantes atendidos, entre estabelecimentos comerciais e moradores. Além disso, a iniciativa evitou a emissão de 348,35 quilos de CO₂ na atmosfera, contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais urbanos.

Engajamento comunitário impulsiona prorrogação

O sucesso do programa é atribuído, principalmente, à forte adesão da comunidade local e ao envolvimento direto de comerciantes, moradores e cooperativas de reciclagem. Esses fatores foram determinantes para viabilizar a captação de recursos internacionais, que garantirão a continuidade e expansão do projeto.

Para o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, a prorrogação do Roda representa o reconhecimento de um modelo eficiente e alinhado às demandas ambientais da cidade. “O Roda demonstra, na prática, que iniciativas colaborativas e bem estruturadas transformam o dia a dia da cidade. Os resultados superaram as expectativas e mostram que Salvador está pronta para avançar ainda mais em soluções sustentáveis para o Centro”, afirmou.

Tecnologia e economia circular

Desenvolvido pela startup Solos, o projeto alia tecnologia, logística inteligente e educação ambiental para otimizar a coleta seletiva em áreas de grande circulação. Para Saville Alves, líder de negócios da empresa, a continuidade do Roda vai além do aspecto operacional.

“A prorrogação do Roda para 2026 reforça a confiança no modelo e mostra que, quando unimos engajamento comunitário, tecnologia e gestão pública eficiente, conseguimos redesenhar a forma como lidamos com os resíduos. É uma conquista para Salvador e um passo decisivo para o fortalecimento da economia circular no Brasil”, destacou.

Valorização dos catadores e inclusão social

O impacto positivo do programa também se reflete no fortalecimento das cooperativas de reciclagem. Parceira da iniciativa, a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (Crum) teve sua atuação ampliada ao longo da execução do projeto.

Segundo o presidente da Crum, Cristiano Alves, o Roda contribuiu para a valorização do trabalho dos catadores e catadoras. “O projeto mostrou que a coleta seletiva pode ser eficiente quando existe organização, educação ambiental e envolvimento da comunidade. Além disso, fortaleceu a cooperativa e ajudou a construir uma cultura mais consciente sobre a destinação correta dos resíduos”, afirmou.

Perspectivas para 2026

Com a prorrogação, o programa Roda se consolida como uma referência em sustentabilidade urbana e gestão de resíduos sólidos em Salvador. A expectativa é de ampliação do número de participantes, aumento do volume de materiais reciclados e fortalecimento de práticas sustentáveis no Centro Histórico.

A continuidade da iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão social e economia circular, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos para a cidade.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.