Codesal faz vistoria em casarão que desabou na Barroquinha
Sedur fará demolição do imóvel

Um casarão localizado na Rua Visconde de Ouro Preto, conhecida como Rua da Lama, no final de linha da Barroquinha, Centro de Salvador, desabou na noite de sexta-feira (9). Apesar do colapso da estrutura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) confirmou que o imóvel estava desocupado e não houve registro de feridos.
Neste sábado (10), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) dará início à demolição das partes instáveis da edificação. Simultaneamente, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) trabalharão na remoção dos escombros, visando a liberação da área.
A Codesal informou que o prédio já havia sido inspecionado preventivamente em 1º de abril, no âmbito do Projeto Casarões. Na vistoria anterior, foram constatadas rachaduras e risco de desprendimento de reboco. O órgão municipal ressaltou que o acesso ao interior do imóvel não foi possível na ocasião, mas a estrutura aparentava estar desocupada.
Os relatórios da vistoria preventiva foram encaminhados tanto à Sedur quanto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Caberá aos órgãos avaliar a situação do imóvel, considerando seu potencial valor histórico e artístico, e definir as medidas cabíveis para a área.
Comentários: