Clínica Florence marca presença em congressos de Cuidados Paliativos e Medicina Intensiva
X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos acontece em Fortaleza e o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em São Paulo
Profissionais da Clínica Florence estarão em Fortaleza e em São Paulo nesta semana para participar das discussões, adquirir conhecimento e trocar experiências com autoridades nacionais e internacionais em Cuidados Paliativos e Medicina Intensiva. Dr. João Ramos, diretor médico das unidades de Salvador e Recife irá participar, em São Paulo, no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, da conferência sobre qualidade de vida pós-alta da UTI, de um bate-papo sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como instrumentos de humanização, além de um painel sobre transição de cuidados na prevenção de síndrome pós-UTI. Enquanto o estudante de medicina e estagiário de Pesquisa da Clínica, Alef Santiago, irá apresentar um trabalho sobre a necessidade de cuidados paliativos durante reabilitação para pacientes em cuidados pós agudos em hospital de transição, também em São Paulo.
Já a gerente de Práticas Assistenciais da Clínica Florence, Flávia Ferreira, participará de uma mesa redonda sobre as abordagens inovadoras em Cuidados Paliativos, em Fortaleza. Sua fala será sobre a preparação da alta hospitalar. “Apesar de ser um tema pouco conhecido pelo público em geral, para nós que trabalhamos com os cuidados paliativos em nosso dia a dia, discutir as inovações e tendências na área traz insumos e perspectivas relevantes para planejar a aplicabilidade na realidade de cada paciente e da clínica como um todo”, revela.
“Para nós, participar do diálogo sobre a nossa área de atuação é de suma importância, pois nos mostra onde podemos nos desenvolver e no que estamos encabeçando iniciativas em nosso país”, defende Dr. João Ramos. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. João Gabriel é professor adjunto de medicina da UFBA, membro da diretoria executiva da Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia, do Comitê de Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos e do Comitê de Cuidados Pós UTI da AMIB. Tem vasta experiência profissional em assistência, ensino e pesquisa nas áreas de Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Cuidados Paliativos, Clínica Médica, Gestão em Saúde e Bioética.
Sobre a Clínica Florence
Primeiro hospital de transição de cuidados do Norte/Nordeste a Clínica Florence foi inaugurada em 2017, em Salvador (BA), apresentando uma proposta de internação segura e especializada no atendimento de pacientes em reabilitação intensiva e cuidados paliativos de fim de vida, sendo um marco no tratamento humanizado.
Em 2021, a instituição iniciou suas operações na capital pernambucana, com capacidade para 76 leitos e seguindo os padrões de excelência reconhecidos pelas famílias que experimentaram o Jeito Florence de Cuidar e atestaram através dos indicadores de NPS (Net Promoter Score (NPS). Recentemente, a Unidade Salvador finalizou sua segunda ampliação, passando a ofertar 94 leitos para a população baiana e das regiões adjacentes. Com uma estrutura física completa e acessível, a instituição conta com um amplo jardim que possibilita terapias ao ar livre e estímulos sensoriais, estimulando a humanização do cuidado e interações diversas entre pacientes, familiares e amigos.
Comentários: