Cientista baiana Anna Luísa Beserra recebe Comenda 2 de Julho proposta por Antonio Henrique Júnior

Política
Cientista baiana Anna Luísa Beserra recebe Comenda 2 de Julho proposta por Antonio Henrique Júnior

A cientista e empreendedora ambiental Anna Luísa Beserra, de 27 anos, é a mais nova comendadora do Estado da Bahia. Em sessão especial realizada nesta quinta-feira (4), no plenário Orlando Spínola da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ela recebeu a Comenda 2 de Julho, a maior honraria concedida pelo Parlamento estadual. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP), em reconhecimento ao impacto social do trabalho da jovem, criadora do Aqualuz, tecnologia pioneira que utiliza a energia solar para purificar a água captada em cisternas.

A cerimônia foi presidida pelo deputado Robinson Almeida (PT), que representou o proponente, ausente em virtude de compromissos com o governador Jerônimo Rodrigues. Coube a Robinson ler o discurso de Antonio Henrique Júnior, que destacou o orgulho da Bahia com a trajetória de Anna.

Antonio Henrique destacou o legado que a homenageada está construindo. “É uma alegria e uma honra entregar a Comenda 2 de Julho a Anna Luísa Beserra. Essa é uma homenagem muito merecida, porque estamos falando de uma mulher baiana que usou o seu conhecimento para gerar impacto social, levando água a comunidades rurais que convivem com a escassez”, disse.

“Além disso, Anna é egressa da Universidade Federal da Bahia, mostrando o poder do ensino público do nosso país e do nosso estado. Seu trabalho enaltece a Bahia e o Brasil, mostrando que ciência, sustentabilidade e solidariedade podem caminhar juntas para transformar a vida das pessoas. Reconhecer Anna Luísa é também incentivar toda uma geração de jovens a acreditarem no poder da educação, da inovação e da coragem de sonhar grande”, completou o parlamentar.

A cientista chegou ao plenário enrolada em uma bandeira da Bahia e foi recebida com aplausos. Na tribuna, destacou a inspiração em mulheres como Maria Felipa e Joana Angélica para reforçar o compromisso de democratizar o acesso à água potável. “A água não é favor, a água não é do próprio, a água é eternidade. Este poderoso chamado reflete a crença de que o acesso à água é um direito fundamental, uma questão de dignidade humana”, afirmou.

Anna também ressaltou que, apesar do alcance da tecnologia Aqualuz, ainda existem barreiras que impedem sua disseminação em larga escala, como burocracia, ceticismo e preconceito, e fez um convite à Casa Legislativa para unir esforços nessa luta.

A entrega da comenda foi feita por seu esposo, Lucas Ayres, e pela filha, Luna, em nome do Legislativo baiano. Emocionado, Ayres relembrou o início da trajetória da cientista, ainda nos tempos de universidade, e destacou sua perseverança.

Natural de Salvador, Anna Luísa fundou a SDW For All, startup que atua com projetos de saneamento e acesso à água em comunidades rurais no Brasil e em outros países. Reconhecida internacionalmente, ela já conquistou prêmios como o Jovens Campeões da Terra (PNUMA), o Shell LiveWIRE, além de integrar a lista Forbes Under 30. Hoje, a SDW contabiliza sete soluções sustentáveis e já beneficiou mais de 41 mil pessoas no Brasil, Equador e Porto Rico.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.