Cidades do interior recebem atendimento da nova Carteira de Identidade; saiba quais
A partir desta terça-feira (3), o SAC amplia o atendimento especial da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no interior do Estado

A partir desta terça-feira (3), o SAC amplia o atendimento especial da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no interior do Estado. A equipe SAC Itinerante atende, gratuitamente, à população de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Itaberaba e Paulo Afonso, com senhas limitadas. A modalidade segue nos municípios até o dia 10 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria de Administração (Saeb), o objetivo da ação é atender à grande procura pelo documento, oferecendo à população mais um local para emissão da CIN, além dos postos fixos do SAC que já existem nestes municípios.
Funcionamento
O expediente será de 8h às 17h, e a cota total nas três cidades será de 6.270 senhas em sete dias de atendimento.
CIN
A Saeb ainda destaca que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. Vale ressaltar também a questão da gratuidade. A CIN é um documento novo, portanto será primeira via para todos os brasileiros, sem distinção. Por ser primeira via há a garantia de gratuidade em qualquer tempo. A primeira via da CIN, disponível a todas as pessoas, é gratuita e sempre será.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Documentação necessária
A primeira via da CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada.
A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial e o Instagram @saebgovba; o site institucional do SAC e o Instagram @sacgovba; além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).



Comentários: