Cesol da Bacia do Jacuípe marca presença na feira da Cúpula do G20

Evento acontece no Rio de Janeiro e teve quase 300 propostas apresentadas

Bahia Notícias
Cesol da Bacia do Jacuípe marca presença na feira da Cúpula do G20
Foto: Divulgação

A Rede Pintadas foi contemplada pela Cúpula Social do G20 e irá participar do encontro que envolve as 20 maiores potências econômicas no Brasil. O Centro Público de Economia Solidária (Cesol), da Bacia Jacuípe, é responsável em articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na Economia Solidária. Para a reunião, 264 propostas foram inscritas, sendo selecionadas 146 expositores, como cooperativas, associações e editoras. “A participação da Rede Pintadas na Feira da Cúpula Social do G20 representa um momento de grande importância para a Bacia do Jacuípe”, comemora Solange Paixão, coordenadora geral do Cesol da Bacia do Jacuípe, que tem parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

A feira da Cúpula do G20 Social será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 16 de novembro. Os selecionados vão ocupar o Boulevard Olímpico no centro do Rio com produtos e serviços nas categorias artesanato, produtos alimentícios e agroecológicos, literatura e divulgações sociais. As barracas estarão organizadas nos caminhos temáticos da Sustentabilidade, do Combate à fome e da Cultura dos povos e funcionarão durante os três dias da Cúpula Social, das 9h às 19h. “Este evento é uma chance única para promover a cultura local, fortalecer redes de contato e, principalmente, gerar visibilidade para as práticas e produtos da Bacia do Jacuípe, como o biscoito de licuri”, destaca a gestora de Pintadas.

O evento não apenas oferece uma plataforma para a apresentação da produção dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) atendidos na região, mas também destaca o trabalho de grupos de mulheres, associações e cooperativas locais. O Cesol ligado à Rede Pintadas trabalha com uma carteira de produtos regionais selecionados. “Cada produto nosso tem uma história, um arranjo cultural. No caso do licuri, estamos preservando a cultura de mulheres que se reúnem para catar o coquinho”, pontua lembrando que o Licuri é considerado “ouro verde do sertão”.

O Cesol Bacia do Jacuípe é o mais antigo em funcionamento em todo o estado e o primeiro a atuar no interior. Foi instituído desde 2013 com a missão de apoiar e valorizar a produção do campo, do semiárido, bem como seus modos de vida. As atividades voltadas para cooperação, articulação e ação coletiva contemplam grupos de economia solidária dos 14 municípios do território da Bacia do Jacuípe. Nos últimos 5 anos, graças a politicas constantes de apoio e fomento, o Cesol Bacia do Jacuípe pôde prestar assessoria técnica e de gestão a mais de 128 empreendimentos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.