Central de Regulação resolve mais de mil casos em 24h e reforça atendimento durante o Carnaval

Rede estadual manteve funcionamento ininterrupto e realizou transferências, cirurgias e autorizações de exames de alta complexidade

Bahia Carnaval
Central de Regulação resolve mais de mil casos em 24h e reforça atendimento durante o Carnaval
Foto: Pablo Barbosa

A Central Estadual de Regulação, vinculada ao Governo do Estado da Bahia, solucionou 1.029 casos de urgência e emergência em apenas 24 horas durante o período do Carnaval. O número reflete o funcionamento contínuo da rede estadual, que atua na busca por leitos, encaminhamento cirúrgico, autorização de exames de alta complexidade e avaliação especializada.

A ortopedia concentrou a maior demanda, com 163 solicitações registradas, principalmente relacionadas a politraumas por acidentes com motocicletas e fraturas decorrentes de quedas de idosos. Entre os atendimentos de alta prioridade, esteve o caso do bebê Vitor, de um mês, transferido para Salvador para realização de cirurgia de urgência. “É um ótimo serviço, muito rápido. Hoje mesmo foi solicitado o transporte aéreo e já viemos para Salvador”, afirmou Vanderleia Silva, mãe da criança.

A regulação organiza o acesso aos serviços com base em critérios clínicos, priorizando a gravidade dos casos. Esse modelo permite, por exemplo, o acionamento de UTI aérea para garantir o encaminhamento ao hospital adequado. “O Governo do Estado mantém equipes e estrutura de plantão para dar resposta todos os dias”, informou a secretária estadual da saúde, Roberta Santana.

Nas últimas 24 horas, foram realizadas seis transferências por UTI aérea. O bebê Vitor, nascido no Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foi encaminhado para um hospital de referência em Salvador para cirurgia cardíaca. As demais remoções envolveram dois adultos e três crianças.

Com funcionamento ininterrupto, a Central conta com 524 profissionais, incluindo 213 médicos, responsáveis por garantir acesso a leitos e procedimentos na rede pública e contratada. Em 2025, mais de 329 mil casos foram solucionados, sendo 71,93% em até 24 horas e 86,22% em até 72 horas — índices superiores aos registrados em 2022. Somente em 2026, mais de 38 mil casos já foram atendidos.

Nos três primeiros anos da gestão do governador Jerônimo Rodrigues, foram abertos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratados 3.706 leitos nas redes privada, filantrópica e municipal, totalizando mais de 5.500 vagas. Em 2025, também foram realizados nove mutirões para acelerar atendimentos de urgência e emergência.

Instrumento do SUS, a regulação organiza o acesso aos serviços de saúde com base em critérios clínicos. Na Bahia, a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde atua com suporte tecnológico para agilizar a gestão de leitos e direcionar os pacientes ao atendimento adequado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.