Deputado quer proibir uso de celulares nas escolas da Bahia

Além dos celulares, projeto também quer proibir uso de qualquer aparelho com acesso à internet em sala de aula

Bahia Política
Deputado quer proibir uso de celulares nas escolas da Bahia
Foto: Giovanna Cornelio/Pixabay

Celulares, relógios inteligentes e tablets, que tenham acesso à internet, podem ser proibidos nas unidades escolares da rede pública e privada. Isso é o que propõe o deputado estadual Robinho (União Brasil). 

“Estudantes que optarem por levar seus celulares e outros dispositivos eletrônicos para as escolas deverão deixá-los, armazenados, sem a possibilidade de acessá-los durante o período das aulas”, diz um trecho do texto. 

LEIA TAMBÉM: Uso de celulares e Inteligência Artificial, se bem empregados, trazem inúmeros benefícios para a Educação

A proposta que chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira, 19, e ainda carece de análise das comissões temáticas. 

Segundo Robinho, o seu projeto foi apresentado após estudos que comprovam o prejuízo do uso excessivo das telas para crianças e adolescentes. O parlamentar ainda argumenta que “a presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menor retenção de informações e notas mais baixas”. 

“Se faz necessário essa política de conscientização e disciplina nas escolas, regulamentando o uso da tecnologia de modo a proteger os estudantes de suas influências negativas, onde possam desenvolver habilidades digitais essenciais, ao mesmo tempo em que se protegem dos impactos prejudiciais do uso excessivo da tecnologia”, argumenta o deputado. 

A proposição também promove regras para o uso dos itens nas escolas: 

I – Quando houver necessidade pedagógica para utilização de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas;

II – para alunos com deficiência que requerem auxílios tecnológicos específicos para participação efetiva nas atividades escolares.

Um projeto de lei parecido foi apresentado na Casa Legislativa, no mês de fevereiro, pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.