CBF veta acordos por torcida única e muda regra após clássico entre Atlético e Cruzeiro

Novo Manual de Competições proíbe acordos entre clubes

Esporte
CBF veta acordos por torcida única e muda regra após clássico entre Atlético e Cruzeiro
CBF endurece regras, impede pactos por torcida única | Pedro Souza/Atlético-MG

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou mudanças importantes no regulamento das competições nacionais. Com a divulgação do novo Manual de Competições, a entidade passou a proibir acordos firmados entre clubes para a realização de partidas com presença exclusiva da torcida mandante.

A medida atinge diretamente práticas adotadas recentemente por rivais como Atlético e Cruzeiro. Entre 2024 e 2025, os clássicos mineiros foram disputados sem a presença de torcedores visitantes, em razão de um acordo firmado entre os dois clubes. O cenário, no entanto, voltou ao padrão tradicional em 2026.

Acordo entre clubes não será mais permitido

De acordo com o novo texto do Manual, a CBF não admite mais que clubes decidam, de forma conjunta, pela realização de jogos com torcida única. Caso esse tipo de acordo seja identificado, a Diretoria de Competições poderá intervir diretamente.

Entre as possibilidades previstas estão o remanejamento da partida para outro estádio — inclusive fora da jurisdição da federação do clube mandante — ou a determinação de portões fechados. A justificativa apresentada pela entidade é a preservação do equilíbrio técnico-esportivo da competição.

Quando a decisão vem da segurança pública

O Manual também trata dos casos em que a determinação por torcida única não parte dos clubes, mas de órgãos de segurança pública ou por decisão judicial. Nestas situações, a Diretoria de Competições da CBF poderá adotar medidas semelhantes.

O texto estabelece que, diante de uma manifestação oficial das autoridades, a partida poderá ser transferida de local ou realizada sem público, sempre com o objetivo de manter o equilíbrio esportivo do torneio.

Clássico voltou a ter visitantes em 2026

Após quase dois anos e meio sem a presença de torcedores visitantes, um clássico entre Atlético e Cruzeiro voltou a contar com as duas torcidas no último domingo (25/1), na Arena MRV. O confronto terminou com vitória do Atlético por 2 a 1 e foi válido pelo Campeonato Mineiro.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.