CBF faz primeira reunião do Grupo de Trabalho de Fair Play Financeiro

A CBF deu início nesta segunda-feira (11) às discussões para a criação do primeiro Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) do futebol brasileiro. A programação reuniu representantes dos 34 clubes e 10 federações inscritos para compor o Grupo de Trabalho (GT) que construirá coletivamente a proposta. O modelo de fair play financeiro será apresentado no CBF Summit, em 26 de novembro.
Desenvolver um sistema de fair play financeiro para o futebol nacional é um dos temas considerados urgentes na gestão do presidente Samir Xaud, que conseguiu, em menos de três meses de gestão, colocar de pé a primeira reunião do Grupo de Trabalho.
“Fico muito feliz de estar dando esse pontapé inicial, um passo importante com 78 dias de gestão. Esse grupo vai definir o cenário do futebol brasileiro nos próximos anos. O que queremos é construir um ecossistema financeiro do futebol autossustentável, onde a gente sane as dívidas e tenha um futebol limpo, sem o dopping financeiro. Só quem ganha com isso é o futebol brasileiro como um todo”, disse Xaud.
Entre as principais preocupações da CBF com o panorama financeiro do futebol, está o fato de que, por mais que os clubes estejam fazendo investimentos maiores a cada temporada, nem sempre estes investimentos são acompanhados pela geração de receitas, causando um déficit que, se não combatido, pode prejudicar todo o cenário do futebol.
O Presidente deste Grupo de Trabalho será Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF e presidente da Federação Paraense de Futebol, que acumula ainda uma passagem como presidente do Paysandu. “É um evento histórico para a CBF. Primeiro por enfrentar o tema com coragem, pois a necessidade de controle de gastos é urgente. A CBF se apresenta com um compromisso com o diálogo amplo e inédito no sentido de colocar federações e clubes, e os outros entes da discussão numa mesma mesa de trabalho. Como ex-presidente de clube e presidente de federação posso afirmar que é algo histórico”, disse Gluck Paul.
Da Série A, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória marcaram presença na reunião. Da Série B América-MG, Athletic, Athletico-PR, Avaí, CRB, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda compareceram. As federações de Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe também estiveram presentes.
Comentários: