Catar se candidata para sediar as Olimpíadas de 2036 e pode fazer história no Oriente Médio
Após sucesso na Copa de 2022, Catar mira protagonismo global com os Jogos Olímpicos de 2036

O Catar confirmou oficialmente nesta terça-feira (22) que está negociando com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para se tornar sede dos Jogos Olímpicos de 2036. A iniciativa pode transformar o país no primeiro do Oriente Médio a organizar o maior evento esportivo do mundo.
De acordo com o xeque Joaan bin Hamad Al-Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar, o país já possui 95% da infraestrutura esportiva necessária. “Temos um plano nacional completo para garantir que todas as instalações estejam 100% prontas a tempo”, declarou.
Essa não seria a primeira experiência do país com megaeventos: em 2022, o Catar foi palco da Copa do Mundo da FIFA, recebendo críticas e elogios por sua organização de alto nível e investimentos em infraestrutura.
Desde que o COI alterou o processo de seleção das cidades-sede, as candidaturas podem ser tratadas de forma interna, sem a necessidade de divulgação pública imediata. Isso abre espaço para negociações diretas e sigilosas com países interessados.
Além do Catar, outros candidatos potenciais às Olimpíadas de 2036 incluem Índia, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Hungria. O ex-presidente do COI, Thomas Bach, afirmou recentemente que há “um número alto de interessados” para as edições de 2036 e 2040.
Com ambição, infraestrutura pronta e experiência recente em eventos globais, o Catar surge como forte concorrente para sediar os Jogos Olímpicos de 2036 – uma edição que pode quebrar paradigmas e fazer história.
Comentários: