Casos de intoxicação por metanol sobem para 59 no Brasil
Casos de intoxicação por bebidas adulteradas sobem para 59 em cinco estados; autoridades reforçam o alerta sobre riscos do consumo de álcool clandestino

O número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil aumentou para 59, conforme atualização divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. O levantamento mostra que o estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 46 casos, seguido por Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).
Até o momento, 15 pessoas morreram em decorrência da intoxicação por bebidas adulteradas com metanol — sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outros nove óbitos estão em investigação, incluindo ocorrências em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e novamente em São Paulo.
O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) emitiu novo alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas sem procedência. Segundo o órgão, produtos de origem clandestina podem conter substâncias altamente tóxicas, como o metanol, que podem causar cegueira, danos neurológicos e até morte.
Autoridades sanitárias reforçam a importância de verificar rótulos, selos fiscais e procedência antes de consumir qualquer bebida alcoólica. A população é orientada a denunciar locais suspeitos de venda de bebidas falsificadas aos canais oficiais de vigilância sanitária.



Comentários: