Carros elétricos disparam em vendas na Bahia
Cidades baianas lideram crescimento nas vendas de carros elétricos, impulsionadas por isenção de IPVA e busca por sustentabilidade

As vendas de carros elétricos e híbridos dispararam na Bahia no primeiro semestre de 2025. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o crescimento foi de impressionantes 90% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 4.356 unidades vendidas nos seis primeiros meses do ano, contra 2.292 no mesmo período do ano anterior.
Esse avanço reflete o crescimento dos carros elétricos na Bahia, com destaque para a capital Salvador, que lidera com 2.262 unidades vendidas. Na sequência, aparecem Feira de Santana (390), Lauro de Freitas (390), Vitória da Conquista (275) e Camaçari (135).
Para o diretor técnico da ABVE, Carlos Roma, a infraestrutura de recarga ainda é um desafio:
“A infraestrutura que falta é nas estradas, não de carga lenta, mas de carga ultrarrápida para carregar seu carro em 10 minutos, de 20 a 80%. Conforme o estado da Bahia vai tendo aderência, não tenha dúvida de que haverá ainda mais eletropostos.”
Incentivo fiscal impulsiona mercado
Um dos principais fatores que incentivam o consumidor baiano é a isenção do IPVA para veículos 100% elétricos com valor de até R$ 300 mil. O pedido pode ser feito de forma totalmente online pela plataforma de serviços públicos do estado (https://www.ba.gov.br/), e não há necessidade de renovação.
Importante: veículos híbridos não têm direito ao benefício.
Com esse conjunto de incentivos e o aumento da consciência ambiental, a expectativa é que o mercado de carros elétricos na Bahia continue em forte expansão até o final de 2025.
Comentários: