Carnaval: travessias pelo sistema Ferry-Boat terão esquema especial de funcionamento
Esquema segue até o dia 10 de março

A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema Ferry-Boat, anuncia a programação para o período de Carnaval. Operação teve início dia 24 de fevereiro e segue até 10 de março, quando, além dos horários regulares (saídas de hora em hora – das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 6h às 23h30, aos domingos e feriados), viagens extras irão ocorrer, conforme aumento da demanda, ao longo do dia ou mesmo após o último horário, ampliando a oferta de viagens para o período. As saídas extras devem considerar a disponibilidade dos barcos, respeitando as manutenções obrigatórias ou corretivas que se façam necessárias.
Os barcos disponíveis para as travessias são: Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. O ferry Anna Nery está em manutenção, na Base Naval de Aratu, e poderá entrar em operação ao longo desta operação. Os barcos integrados à grade poderão ser alterados, conforme necessidade. Somando o fluxo de ida e volta entre os terminais São Joaquim e Bom Despacho, a ITS estima que cerca de 280.409 pessoas e 41.537 veículos utilizem o serviço, o equivalente a um crescimento de 5% no comparativo com o ano passado.
Em operações de feriados prolongados, a empresa reforça as equipes de trabalho com diversas iniciativas, como a ampliação das equipes de controle de acessos e organização de fluxos de pessoas e veículos e de segurança. Também é ampliado o serviço de manutenção, com equipe noturna, buscando obter mais celeridade para os reparos e manter a eficiência da frota de embarcações. A limpeza dos barcos e dos terminais são reforçadas com plantonistas atuando para garantir a manutenção de todas as áreas comuns e banheiros durante as viagens.
Agendamento e Filômetro
Os usuários podem utilizar o agendamento para transporte de veículos por meio do Hora Marcada e plataforma ba.gov.br. Acessando estes canais é possível verificar os horários ainda disponíveis.
Através do Filômetro, é possível acompanhar o fluxo de veículos e quantidade de embarcações disponíveis em tempo real, buscando um melhor momento para se dirigir aos terminais, evitando longas esperas nas filas. Para pedestres e usuários em veículos, os terminais contam com painéis que exibem as informações de embarque, incluindo capacidade das embarcações e horários de saída.
Bilheteria
A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, considerando as capacidades das embarcações a cada viagem. Com isto, o acesso de pedestres e veículos é encerrado sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
A recarga Ferrycard será mantida em guichê especial, obedecendo à fila de entrada do usuário no portão de acesso ao serviço. O setor de troca/entrega de cartões estará funcionamento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h. Não funciona sábados, domingos e feriados.
Caminhões e ônibus
Durante a operação especial, está mantida a suspensão da travessia de caminhões e ônibus. No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão ocorre das 5h de sexta-feira até às 15h de sábado, como também das 5h da véspera de feriado até às 5h do dia posterior ao seu retorno. Veículos pesados transportando alimentos, e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Comentários: