Carnaval terá início em janeiro e ganha mais um dia em 2027, anuncia Bruno Reis

A mudança altera o calendário do pré-Carnaval e antecipa o início da programação para o mês de janeiro

Carnaval Salvador
Carnaval terá início em janeiro e ganha mais um dia em 2027, anuncia Bruno Reis
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

O Carnaval de Salvador vai ganhar oficialmente mais um dia em 2027. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (UB) nesta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa. A mudança altera o calendário do pré-Carnaval e antecipa o início da programação para o mês de janeiro.

Tradicionalmente realizado na terça-feira que antecede a abertura oficial da festa, o Pipoco, comandado por Léo Santana, será transferido para a sexta-feira, dia 29 de janeiro. Com isso, o pré-Carnaval passa a começar ainda em janeiro, ampliando a programação e estendendo o período de movimentação turística e econômica na capital baiana.

“O Carnaval começa oficialmente 3 de fevereiro, que é quarta-feira. Portanto, a Festa de Iemanjá, 2 de fevereiro, é na terça, que coincide com o dia do Pipoco de Léo Santana na Barra. O que nós estamos fazendo? Estamos pegando o Pipoco da terça-feira e trazendo para sexta-feira, dia 29. Então, vamos começar o Carnaval em janeiro, ano que vem, dia 29”, explicou o prefeito.

Segundo ele, a alteração representa, na prática, mais um dia de festa na cidade. “O que isso representa? Mais um dia de festa para o ano que vem. Mais trabalho, mais turistas na cidade, mais dias para a galera trabalhar, vender suas mercadorias, com dinheiro circulando”, afirmou.

Como fica o calendário?

Com a mudança, o calendário ficará organizado da seguinte forma: Pipoco na sexta-feira (29 de janeiro), Furdunço no sábado, Fuzuê no domingo, Melhor Segunda-Feira do Mundo, com Xanddy Harmonia, na segunda, Festa de Iemanjá na terça (2 de fevereiro) e Habeas Copos na quarta-feira. A abertura oficial do Carnaval ocorre na quinta-feira seguinte.

Bruno Reis destacou ainda dados apresentados pela vice-prefeita e secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, com base em pesquisa da pasta, sobre o impacto econômico da festa. “Teve gente que veio no pré-Carnaval, voltou e retornou no Carnaval. Tem gente que veio só no pré-Carnaval, tem gente que veio no meio, pegou o pré-Carnaval e seguiu, tem gente que está chegando agora no final do Carnaval. Eu não preciso falar da importância desse evento para a nossa economia, porque os números vocês já conhecem”, declarou.

“Diante do calendário e da importância desse evento, nós tomamos essa decisão. Então, no ano que vem vamos ter um dia a mais, que, sem sombra de dúvidas, vai ajudar ainda mais a incrementar toda a nossa economia”, completou o prefeito.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.