Carnaval mais seguro: Sesab registra queda de 15% nos casos graves e amplia plantões na Bahia
Mais de 4.200 plantões extras foram mobilizados para garantir atendimento e retaguarda hospitalar durante a folia.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reforçou a estrutura de atendimento durante o Carnaval e registrou uma redução de 15% nos casos graves em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi destacada pela secretária Roberta Santana, que ressaltou a atuação integrada entre Estado e municípios para garantir assistência à população.
Segundo a gestora, o Governo do Estado da Bahia mantém a retaguarda hospitalar e o funcionamento das unidades de referência, responsáveis por atender ocorrências encaminhadas dos circuitos da folia.
“Primeiro falar da importância dessa ação integrada, município e Estado, no âmbito da saúde, onde toda a parte da assistência é dada pelo município, as pessoas que estão nos três circuitos, mas a retaguarda é feita pelo governo do Estado. A gente mantém hoje, foram mais de 4.200 plantões de reforço, o HG é o nosso principal hospital de referência, hospital de autotrauma que recebe”, destacou a secretária Roberta Santana.
A secretária também enfatizou que, mesmo com o aumento do público nas ruas, os indicadores apontam melhora no cenário de ocorrências graves.
“Tivemos já uma redução significativa, a gente já comemora, apesar do aumento do número de foliões, mais de um milhão e meio de foliões na rua, e a gente conseguiu diminuir em 15% os casos graves da corrente comparado com o ano passado, então isso já é um dado positivo, também o reafirma que a importância dos portais de acesso, pedia com a conscientização da população, ali cinco, dez minutos na entrada do circuito, mas quanto isso é importante para evitar o acesso de perfuros cortantes no circuito, e o resultado é a redução dos indicadores de acidentes dentro do próprio circuito, então essa parceria que dá certo junto com a segurança e a saúde”.
A Sesab reforça que a estratégia de plantões extras, aliada às ações de prevenção e controle nos acessos aos circuitos, contribui para ampliar a segurança sanitária durante a festa.



Comentários: