Carnaval de Salvador bate recorde mundial de reciclagem de latinhas e entra para o Guinness

Com a homologação, Salvador alcança um marco histórico ao consolidar o maior programa de reciclagem já registrado em um evento de grande porte

Carnaval Salvador
Carnaval de Salvador bate recorde mundial de reciclagem de latinhas e entra para o Guinness
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

O Carnaval de Salvador entrou nesta terça-feira (17) para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo, resultado de uma operação conjunta entre cooperativas, Prefeitura, por meio da Limpurb, e o Grupo Solví, patrocinador da iniciativa. O anúncio oficial foi feito no circuito Osmar (Campo Grande).

Ao todo, foram recolhidas mais de 46 toneladas (46.130 kg) de latas de alumínio entre quinta-feira (12) e domingo (15). O volume supera em cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023, no Carnaval do Rio de Janeiro, com 8,8 toneladas (8.825 kg) de latas de alumínio recolhidas durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. A categoria reconhecida pelo Guinness é “a maior quantidade de latas de alumínio coletadas em uma semana”.

“Não há evento de rua que colete mais produtos reciclados como Salvador no Carnaval. Para vocês terem ideia, o Rio de Janeiro já ganhou esse título com 8,8 mil toneladas. Só em um dia, nós chegamos a 6,5 toneladas. Ou seja, o que o Carnaval do Rio produz todos os dias, nós produzimos quase só em um dia. Então, para nós, é um importante reconhecimento pelo Guinness por essa capacidade que a Prefeitura tem e pela preocupação que tem com a sustentabilidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

O prefeito ainda lembrou que, no ano passado, Salvador entrou para o Guinness Book como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico do mundo. “Então, para nós é motivo de alegria ver nossa cidade por duas vezes no Guiness, sendo reconhecida mundialmente pelo grande Carnaval que realiza, especialmente pela pauta da sustentabilidade”, salientou.

Bruno Reis também destacou a parceria com as cooperativas e com algumas instituições, que resultou inclusive na ampliação da coleta de materiais reciclados no Carnaval deste ano. “Já superamos a renda de mais de R$1,2 milhão no Carnaval para os catadores”, concluiu.

Parceria que gera renda

Toda a renda obtida com a reciclagem foi destinada aos catadores envolvidos na operação, e 100% do material recolhido seguiu para reciclagem. A ação contou com a participação de oito Centrais de Apoio ao Catador, distribuídas pelos circuitos oficiais da festa. Esses pontos funcionaram como locais de entrega e compra de latinhas, onde o material era separado, pesado e armazenado até a coleta realizada durante a madrugada.

“O trabalho compreende um nível alto de complexidade, abrangendo o setor público, o segmento empresarial, mas principalmente as cooperativas e o compromisso com uma gestão sustentável. No fim das contas, a premiação do Guinness evidencia todo um trabalho que executamos e melhoramos ano após ano em Salvador”, pontua o Presidente da Limpurb, Carlos Gomes.

Após essa etapa, as latinhas foram encaminhadas para a Estação de Transbordo do Grupo Solví, onde ocorreu a pesagem oficial. O Grupo Solví também foi responsável por conduzir os procedimentos técnicos necessários para a comprovação do recorde junto ao Guinness.

A startup de impacto socioambiental SOLOS também integrou a força-tarefa e foi responsável por verificar, auditar e consolidar todos os dados referentes ao volume de material encaminhado à Estação de Transbordo do Grupo Solví.

Força-tarefa

Para garantir a eficiência de toda a operação, foi montada uma logística específica para a coleta das latas descartadas ao longo dos circuitos. O trabalho envolveu equipes especializadas e pontos estratégicos de recebimento distribuídos pelos três trajetos oficiais da festa (Barra-Ondina/Dodô, Campo Grande/Osmar e Pelourinho/Batatinha). As Cooperativas CAEC, CAMAPET, BARIRI, CRG, CATA BAHIA, COOPERGUARY, COOPERES e CRUN, executivas de cada uma das oito Centrais de Reciclagem, foram pontos focais para o recebimento das latinhas durante o processo.

Após a triagem nas Centrais, as latinhas foram enviadas em caminhões para a Estação de Transbordo do Grupo Solví em Salvador, local onde ocorreu a pesagem e que serviu como centro oficial de comprovação do recorde. A pesagem e toda a metodologia de conferência foram acompanhadas por testemunhas independentes, responsáveis por validar as provas exigidas pelo Guinness. Em seguida, foram encaminhadas para as empresa de destinação final Novelis e Latasa.

Com a homologação, Salvador alcança um marco histórico ao consolidar o maior programa de reciclagem já registrado em um evento de grande porte, e garante, pela segunda vez consecutiva, uma premiação do Guinness World Records.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.