Carnaval altera funcionamento dos bancos e do serviço público; veja o que muda
Pontos facultativos nos dias 16 e 17 de fevereiro impactam atendimento bancário, compensações financeiras e repartições federais durante o Carnaval

O período de Carnaval vai provocar mudanças no expediente da administração pública federal e no funcionamento do sistema bancário. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os dias 16 e 17 de fevereiro serão considerados pontos facultativos, além da Quarta-feira de Cinzas, que terá expediente facultativo até as 14h.
Com isso, os bancos não terão atendimento presencial na segunda (16) e terça-feira (17) de Carnaval. As atividades nas agências serão retomadas na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h, seguindo o horário normal de fechamento de cada unidade.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante o feriado não haverá compensações bancárias, incluindo operações como a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Apesar disso, o Pix continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante o Carnaval.
Os clientes também poderão utilizar caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking sem restrições, garantindo acesso a serviços como saques, pagamentos e transferências digitais.
A Febraban recomenda que os usuários priorizem os canais digitais para movimentações financeiras e pagamento de contas durante o período festivo.
Boletos bancários e contas de consumo — como água, energia e telefone — com vencimento nos dias 16 e 17 de fevereiro poderão ser pagos sem acréscimo de juros ou multa na Quarta-feira de Cinzas. Já no caso de tributos e impostos, a orientação é que o pagamento seja antecipado, evitando penalidades.
Em municípios onde as agências costumam encerrar o expediente antes das 15h, o atendimento será antecipado para garantir, no mínimo, três horas de funcionamento presencial ao público.



Comentários: