Carnaval 2026: captação de sangue na Bahia sobe mais de 300%

Ao todo, a Fundação Hemoba coletou 1.584 bolsas em Salvador e no interior do estado, um aumento de 375,7% em comparação a 2025

Bahia
Carnaval 2026: captação de sangue na Bahia sobe mais de 300%
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Carnaval 2026 foi marcado por uma onda de solidariedade, que resultou em número recorde de doações de sangue na Bahia. Ao todo, a Fundação Hemoba coletou 1.584 bolsas em Salvador e no interior do estado, um aumento de 375,7% em comparação a 2025, quando foram registradas 333 doações.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o resultado expressivo é fruto da intensificação das ações de mobilização e do reforço dos serviços de coleta durante o período da folia, estratégia essencial para fortalecer os estoques de sangue e garantir o atendimento às demandas da rede hospitalar.

Para a responsável pela pasta, Roberta Santana, a iniciativa reforça o compromisso do Governo da Bahia com o cuidado contínuo da população. “O Carnaval é um período de grande demanda para a rede de saúde, e esse crescimento nas doações demonstra a solidariedade dos baianos e a importância do planejamento e do fortalecimento do SUS, que se prepara para salvar vidas em todos os momentos”, destacou.

Durante o Carnaval, estiveram em funcionamento unidades da Hemoba em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Itapetinga e Seabra. A ampliação da coleta permitiu atender tanto eventuais emergências relacionadas às festividades quanto às demais necessidades da rede assistencial em todo o estado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.