Carnaval 2026: camarotes e estruturas são fiscalizados no circuito Barra/Ondina
Durante as vistorias, as equipes checaram se as estruturas contam com acompanhamento de profissional habilitado

Uma operação de fiscalização da Prefeitura, realizada nesta terça-feira (27), vistoriou camarotes e estruturas montadas para o Carnaval de Salvador no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que coordenou a ação, o objetivo é garantir o ordenamento urbano e a segurança do público que for curtir a festa, além de assegurar que as instalações estejam de acordo com a legislação.
Durante as vistorias, as equipes checaram se as estruturas contam com acompanhamento de profissional habilitado e se seguem os projetos previamente apresentados ao município. Foram conferidas também questões relacionadas à acessibilidade, aterramento e travamento das estruturas.
“Trabalhamos com prevenção e, sobretudo, com a segurança. O Carnaval reúne milhares de pessoas, mas também um há um staff de backstage que trabalha arduamente para que a festa ocorra da melhor forma. O objetivo maior é esse, de que o período da festa seja positivo, gerando renda, economia e proporcionando o desenvolvimento na cidade”, disse o titular da Sedur, Sosthenes Macêdo.
O órgão já recebeu 22 solicitações de instalação de camarotes até o momento, além de praticáveis e outras estruturas que serão utilizadas durante a festa. Macêdo reforça que toda e qualquer estrutura erguida no percurso e circuitos do Carnaval terão um olhar atento das equipes.
Orientações
Os responsáveis pelas montagens, inclusive, receberam orientações sobre horários adequados para carga e descarga de materiais, sobre proibição de ocupação irregular de espaços públicos e a necessidade de recompor eventuais áreas danificadas durante a instalação.
Os fiscais reforçaram ainda a importância de critérios essenciais para o funcionamento dos equipamentos, como sistemas de proteção contra incêndio, rotas de fuga sinalizadas e itens como balizadores e extintores.
“Nossos fiscais estarão monitorando diuturnamente as estruturas, não só no período de pré-Carnaval, mas durante a festa. Trata-se de um trabalho integrado e transversal com diversos órgãos da Prefeitura e de outras empresas”, salientou. A operação também contou com participação de equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Neoenergia Coelba.
Denúncia
A secretaria ainda informou que, caso o cidadão verifique alguma irregularidade nas montagens, denúncias podem ser realizadas através do Disque Salvador 156 e do aplicativo Sonora Salvador.



Comentários: