Carlos Muniz participa de homenagem a Antonio Honorato

Conselheiro aposentado recebeu do TCE a Medalha Ruy Barbosa, mais alta honraria da Corte de Contas da Bahia

Política
Carlos Muniz participa de homenagem a Antonio Honorato
Foto: Osvaldo Lyra

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), compôs a mesa da cerimônia de homenagem feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) ao conselheiro aposentado Antonio Honorato de Castro Neto. Na manhã desta sexta-feira (8), Honorato recebeu a Medalha Ruy Barbosa, mais alta honraria concedida pela Corte de Contas da Bahia.

A cerimônia, no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, foi conduzida pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio. A Medalha Ruy Barbosa é a mais alta honraria concedida pela Corte de Contas da Bahia e é entregue a personalidades ou instituições que se destacaram por relevantes serviços prestados ao estado da Bahia. Antonio Honorato se afastou da função de conselheiro do TCE no dia 27 de julho, após completar 75 anos de idade.

“Hoje, o TCE presta uma homenagem mais que justa e merecida. Em todas as funções que desempenhou na extensa vida pública, Honorato, que já foi presidente desta Corte de Contas, sempre foi referência em dedicação e competência, além da sua notável capacidade de diálogo e boa relação com quem convive”, disse Carlos Muniz.

Antônio Honorato nasceu em Salvador, mas foi para o município de Casa Nova, às margens do Rio São Francisco, quando ainda era bebê. Filho de Adolfo Viana de Castro e Altair de Castro, é casado com Italva Maria Almeida Castro, com quem teve dois filhos, Adolfo Neto (deputado federal pelo PSDB) e Mariana.

Trajetória – Antônio Honorato foi chefe de Orçamento de Obras do Departamento de Viação da Bahia (1977), diretor da Inspetoria Financeira da Vice-Governadoria (1979). Eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Social (PDS), 1983-1987; reeleito Constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 1987-1991, 1991-1995 e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 1995-1999 e 1999-2003. Na condição de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu interinamente o Governo do Estado em janeiro/fevereiro de 1998 e outubro de 1998.

Renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (2000). Foi vice-presidente do TCE, de 2002 a 2006, e presidente 2006-2008. Eleito novamente vice-presidente do TCE para os biênios 2010-2011, 2022-2023 e 2024-2025. Foi ainda corregedor e diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.