Caravana da Justiça leva cidadania e serviços gratuitos para Santo Antônio de Jesus
Ação do Governo da Bahia oferece emissão de documentos, orientação jurídica, saúde e atendimento social até sexta-feira (12)

A população de Santo Antônio de Jesus está recebendo, até esta sexta-feira (12), a Caravana da Justiça, iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) que leva serviços gratuitos de cidadania, assistência social, saúde e orientação jurídica para moradores em situação de vulnerabilidade.
A ação acontece na nova sede do Instituto 11 de Dezembro, na Rua Doutor Joaquim Rozendo Pinto Filho, das 9h às 16h.
Atendimentos que mudam vidas
A aposentada Luciene de Lima, moradora do bairro São Benedito, aproveitou para resolver pendências pessoais:
“Essa oportunidade é maravilhosa. Estou gostando. Vou aproveitar e fazer a certidão de nascimento da minha filha, que mora em Feira de Santana”, contou.
Entre os serviços disponíveis estão:
- Emissão de documentos como RG, certidão de nascimento e divórcio;
- Atendimento do TRE, Defensoria Pública (DPE) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA);
- Encaminhamentos para reconhecimento de paternidade;
- Aferição de pressão arterial;
- Orientações do INSS, Embasa e SineBahia;
- Inscrição no CadÚnico;
- Atendimento sobre defesa do consumidor;
- Emissão da IdJovem, que garante meia-entrada em eventos e benefícios no transporte interestadual.
Além dos serviços, estão sendo realizadas palestras e ações formativas em escolas da cidade, como o Colégio Estadual de Tempo Integral Clóvis Ezequiel e a Escola Municipalizada Professor Anísio Teixeira.
Memória e reparação
Segundo o secretário da SJDH, Felipe Freitas, a edição em Santo Antônio de Jesus tem um simbolismo especial por acontecer em parceria com o Instituto 11 de Dezembro, criado por familiares e sobreviventes da explosão da fábrica de fogos em 1998, que deixou 64 mortos e cinco feridos graves.
“Essa caravana é mais uma etapa do nosso projeto de expansão de serviços, mas tem um componente especial de reparação das vítimas daquela tragédia, que foi uma violação grave de direitos humanos”, destacou o secretário.
Impacto da Caravana
Em 2025, a Caravana da Justiça já percorreu 17 municípios, beneficiando mais de 14 mil pessoas com cerca de 25 mil atendimentos. Em Santo Antônio de Jesus, a expectativa é atender cerca de mil moradores em dois dias.
Para a dona de casa Luciete de Souza, a praticidade é o grande diferencial:
“A facilidade é excelente. Dá para fazer tudo, não precisei madrugar. Tudo rapidinho, tudo cedinho”.
A superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon, reforçou a importância do mutirão:
“É muito especial poder estar perto da população que tem mais dificuldade de acesso. São cerca de 20 órgãos juntos, tudo gratuito e no mesmo lugar, o que evita problemas de transporte e agendamento. A Caravana é mais do que serviços, é aprendizado e cidadania”.
Comentários: