Camp Atletas do Futuro reúnem crianças e adolescentes de Salvador para aulas de futebol com formação cidadã

Crianças e adolescentes do bairro de Canabrava participaram na segunda-feira (28) de mais um dia de atividades do Camp Atletas do Futuro, na Praça da Juventude. Apoiado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o projeto internacional oferece treinos de futebol com metodologia europeia, propondo a formação cidadã de jovens oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Realizado em 11 campos distribuídos pela capital baiana, o Camp tem como público-alvo jovens entre 7 e 15 anos, cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), matriculados na rede pública de ensino ou oriundos de projetos sociais esportivos. O titular da Sempre, Júnior Magalhães, afirma que o projeto não se trata apenas de ensinar o esporte, mas de usar o futebol como um meio para o desenvolvimento completo dos jovens. Ele ressalta também que o Camp tem o propósito de desenvolver disciplinas distintas nos participantes.
“O Camp Atletas do Futuro honra verdadeiramente o seu nome ao promover, por meio do futebol, não apenas a iniciação esportiva, mas o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O projeto utiliza o esporte como ferramenta para cultivar habilidades essenciais, como disciplina, trabalho em equipe, resiliência e liderança, além de promover o bem-estar físico, emocional e social dos participantes. Mais do que formar atletas, o Camp forma cidadãos, assegurando o direito ao acesso ao esporte de qualidade e proporcionando experiências que geram aprendizados e valores que perduram por toda a vida”, destaca.
Coordenador da parte operacional do projeto, Eduardo Mendes explica que só na Praça da Juventude, 100 alunos estiveram envolvidos diretamente nas atividades desta segunda. “Mas, no total, atendemos diretamente 1,2 mil alunos. São 12 bairros que a gente tem visitado ao longo da semana para desenvolver esse trabalho. É uma interação muito legal com os projetos e escolinhas dos bairros. É uma troca muito importante. É um trabalho técnico, voltado para desenvolver a dinâmica do futebol nos meninos, e a gente também observa os talentos, tanto da comunidade quanto de fora, aqueles que realmente têm qualidade”, comentou.
Impacto – As oficinas contam com a presença de técnicos internacionais, como é o caso do professor Jeremias Lopes, que atua nas categorias de base do Palmeiras e traz uma vivência de 27 anos na Alemanha. “É muito gratificante. Parabéns a gestão municipal por dar essa oportunidade a esses meninos. Seja no futebol ou em outras modalidades, isso motiva a sair de casa, a sonhar, a querer jogar futebol, a buscar esse sonho de se tornar um jogador. Mas, acima de tudo, acho que o mais importante é formar cidadãos. E nesse ponto, tanto a Prefeitura quanto todos os envolvidos estão de parabéns”, declarou.
Presente na atividade, a professora Valnice Reis acompanhava, com o marido, a atuação do filho Flávio Felipe, de 15 anos. Na avaliação dela, iniciativas como Camp Atletas do Futuro são importantes para a concretização do sonho do jovem: o de se tornar um jogador de futebol profissional.
“Ele sonha muito em ser jogador de futebol. Espero que, daqui a algum tempo, ele esteja nos gramados, ganhando muitos títulos e honrando esse primeiro passo que está dando aqui, nesse trabalho. Tenho certeza que vai dar tudo certo, que ele vai ser um grande jogador de futebol”, profetizou.
As atividades do projeto serão encerradas na quinta-feira (31), com programação em dois campos da capital: pela manhã, no bairro de Cajazeiras VI, e à tarde, em Alto de Coutos. Todos os participantes recebem uniforme completo (meias, calções e camisas), além de lanches e água.
Comentários: