Camisa vermelha? Entenda o boato em relação ao uniforme da Seleção

De acordo com o site Footy Headlines, especializado em vazamento de materiais esportivos, a Seleção Brasileira pretende usar a cor vermelha em sua segunda camisa para a Copa do Mundo de 2026.
Essa seria a primeira vez que o país usaria de forma oficial uma cor que não esteja na bandeira. As primeiras indicações sugerem, segundo o Footy Headlines, “uma base vermelha moderna e brilhante”.
Além disso, o logotipo na camisa será da marca Air Jordan, parceira da Nike, o que combinaria o legado da Seleção Brasileira com a influência e a cultura de Michael Jordan. O lançamento deve acontecer somente em março de 2026.
Em seu capítulo III, artigo 13, inciso III, o estatuto da CBF de 2017 prevê que a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco).
A exceção prevista no texto é quando há eventos comemorativos, a exemplo da camisa preta especial em homenagem a Vinícius Júnior, utilizada na goleada por 4 a 1 sobre Guiné, em amistoso contra o racismo, precisaria ser aprovada pela diretoria.
“III – os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o trecho do documento.
Atualmente a Seleção Brasileira é a quarta colocada, com 21 pontos. Nas Eliminatórias da América do Sul, os seis primeiros colocados se classificam direto para o Mundial. O sétimo participa de um playoff para garantir uma vaga.
Comentários: